PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÃO DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO E PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SÉCULO XX
A pesquisa histórica sobre processos e dinâmicas envolvidos na produção de novos saberes vem evidenciando diferentes dimensões integrantes dessa produção.
Modos de produção de saberes, mudanças nesses modos, história do conhecimento referenciam o interesse dos pesquisadores. Que processos e dinâmicas ocorrem em uma dada época, que caracterizam a produção matemática, tornando possível a sua apropriação e circulação para o ensino e formação de professores?
A edição do XXII Seminário Temático Internacional do GHEMAT Brasil alinha-se ao movimento de investigar a produção de novos saberes, compreender como foi possível ocorrer a consolidação de determinado saber, amparado por sistematizações de resultados de investigações que vêm sendo realizadas por inúmeros pesquisadores nos últimos tempos.
As submissões serão acolhidas em três eixos
Edição Atual
T1 – Propostas – Projetos em desenvolvimento sem resultados parciais
-
PIERRE BOURDIEU E A NOÇÃO DE CAMPO: discussões sobre o campo profissional da docência e o expert
Visualizações do artigo: 127 pdf downloads: 68 -
CONTRIBUIÇÕES DO ACERVO PESSOAL DA PROFESSORA PÓRCIA GUIMARÃES ALVES NO ESTUDO E APERFEIÇOAMENTO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE
Visualizações do artigo: 92 pdf downloads: 27 -
EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO: uma análise a partir de documentos nacionais e paranaenses
Visualizações do artigo: 169 pdf downloads: 66 -
PROFESSORA RITA E O MARACUJÁ: Uma Dandara no ensino da matemática
Visualizações do artigo: 96 PDF downloads: 40 -
RELATO: minha breve jornada na pesquisa em história da educação matemática como licenciando em matemática
Visualizações do artigo: 65 PDF downloads: 31 -
MATERIAIS MANIPULÁVEIS: constituindo uma coleção digital a partir do acervo de um Laboratório de Matemática
Visualizações do artigo: 117 PDF downloads: 35 -
O SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS VIA PARÂMETROS EM AÇÃO
Visualizações do artigo: 71 pdf downloads: 29 -
A MATEMÁTICA DO ENSINO PARA A AMERICA LATINA PROPOSTA POR UBIRATAN D’AMBRÓSIO
Visualizações do artigo: 84 pdf downloads: 49 -
FENÔMENO DE VULGATA EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA QUE ENVOLVEM OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DO CÁLCULO MENTAL
Visualizações do artigo: 50 -
GESTAR II – ARQUIVOS ESCOLARES E PESSOAIS COMO FONTES DE PESQUISA
Visualizações do artigo: 100 pdf downloads: 37 -
ENSINO DE MATEMÁTICA NA QUARTA SÉRIE GINASIAL DO COLÉGIO PADRE OVÍDIO NA DÉCADA DE 1960
Visualizações do artigo: 46 pdf downloads: 32 -
MATERIAIS CONCRETOS: saberes para ensinar nas atividades do Laboratório de Currículos do Rio de Janeiro
Visualizações do artigo: 52 pdf downloads: 22 -
O USO DE IMAGENS PARA ENSINAR FRAÇÕES AO TEMPO DA MATEMÁTICA MODERNA: uma “virada visual”?
Visualizações do artigo: 89 pdf downloads: 46 -
INDÍCIOS DO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA EXPERTISE DE Ubiratan D'Ambrosio: a escrita epistolar como fonte
Visualizações do artigo: 53 PDF downloads: 28
T2 – Resultados parciais – Projetos em desenvolvimento com resultados parciais
-
ARQUIVOS PESSOAIS E SUA (TRANS)FORMAÇÃO EM ARQUIVOS DIGITAIS: uma reflexão necessária
Visualizações do artigo: 67 -
OS SABERES MATEMÁTICOS TRANSMITIDOS POR ALDA LODI NO IEMG: Ciência, Estado e Religião
Visualizações do artigo: 55 pdf downloads: 23 -
TRABALHOS MANUAIS DE UMA NORMALISTA : memórias e arquivo pessoal de Neuza Bertoni Pinto
Visualizações do artigo: 70 -
O BLOCO TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE MATEMÁTICA, 1997
Visualizações do artigo: 65 pdf downloads: 28 -
INDICATIVOS DE SABERES PROFISSIONAIS EM REGULAMENTOS PARA O LICEU CUIABANO [1896 – 1926]
Visualizações do artigo: 67 pdf downloads: 29 -
O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA ARITMÉTICA NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DO CEARÁ (1833-1849)
Visualizações do artigo: 55 -
O Canto da Matemática do Mensageiro Rural e o ensino de Aritmética para professores rurais no ano de 1953
Visualizações do artigo: 68 pdf downloads: 22 -
CARACTERIZAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ORIENTADAS POR UBIRATAN D’AMBROSIO
Visualizações do artigo: 55 pdf downloads: 22 -
“EXATA – MENTE – NEGRA”: mulheres negras ensinando através do Programa Etnomatemática em interface com os valores civilizatórios afro-brasileiros
Visualizações do artigo: 69 pdf downloads: 40 -
O CEFAM e a proposta de uma nova matemática profissional: São Paulo, 1988
Visualizações do artigo: 43 pdf downloads: 25
T3 – Artigos
-
CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE 1927: conexões com a Ligue Internacionale Pour l’Éducation Nouvelle
Visualizações do artigo: 55 -
ESCOLA NOVA E ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES: aproximações e distanciamentos a partir das expertises
Visualizações do artigo: 54 -
POTÊNCIAS DE UMA COLEÇÃO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Visualizações do artigo: 77 PDF downloads: 23 -
HISTÓRIA DA FORMAÇÃO PARA PROFESSORES FORMADORES DA REDE PÚBLICA: uma experiência no ensino da matemática
Visualizações do artigo: 57 pdf downloads: 18 -
PROBLEMAS ARITMÉTICOS: do controle da atividade a atividade de controle (São Paulo, 1870-1960)
Visualizações do artigo: 29 -
A MATEMÁTICA PARA ENSINAR NA UFAC – UM OLHAR PARA AS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS DE PRÁTICA DE ENSINO
Visualizações do artigo: 45 -
REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO PARA PRÁTICAS DE LETRAMENTO MATEMÁTICO EM SALAS MULTIANUAIS
Visualizações do artigo: 76 pdf downloads: 32 -
AS ORIENTAÇÕES DO LIVRO PIEMAT – 71/75: a escola de primeiro grau e o currículo no Mato Grosso do Sul
Visualizações do artigo: 40 -
ARQUIVO PESSOAL UBIRATAN D´AMBROSIO (APUA): desvelando a transdisciplinaridade
Visualizações do artigo: 84 -
O TEOREMA GEOMÉTRICO NO ENSINO MATEMÁTICO: uma perspectiva decolonial
Visualizações do artigo: 57 pdf downloads: 15