PLANOS DE CURSOS DE MATEMÁTICA DAS SÉRIES GINASIAIS: manual pedagógico, currículo e saberes, 1952-1955

Autores/as

Palabras clave:

História da educação matematica, Currículo, Manoel Jairo Bezerra

Resumen

O artigo propõe identificar os saberes a ensinar e os saberes para ensinar através dos planos de curso das séries ginasiais. Nesta direção, tem-se como fonte primária, para desenvolvimento da pesquisa o livro: Didática Especial da Matemática, desenvolvido pelo professor Manoel Jairo Bezerra, em 1962. Trata-se de uma pesquisa fundamentada na História Cultural e o referencial teórico metodológico utiliza os conceitos de: saberes a ensinar e saberes para ensinar. Dito isso, o artigo norteia-se pela questão: Quais saberes a ensinar e os saberes para ensinar podemos encontrar nos planos de cursos das séries ginasiais, 1952-1955? Conclui-se que ocorreu uma predominância nas seguintes rubricas: sistema métrico, cálculo dos radicais; circunferência e círculo - ângulos; e equação do 2º grau, nas séries ginasiais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jonathan Machado Domingues, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Niterói,  Rio de Janeiro, Brasil.

David Antonio da Costa, Universidade Federal Santa Catarina

Docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Citas

BARALDI, I. M. Retratos da educação matemática na região de Bauru (SP): uma história em construção. 2003. 288 f. 3 v. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2003.

BARALDI, I.; GAERTNER, R. Contribuições da CADES para a educação (matemática) secundária no Brasil: uma descrição da produção bibliográfica (1953-1971). Bolema. Rio Claro, v. 23, n. 35, jun. 2010.

BEZERRA, M. J. Didática especial da Matemática. Rio de Janeiro: MEC/CADES, 1962.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Revista Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.

DOMINGUES, D.; DOMINGUES, J. ARQUIVOS DIGITAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 4, p. 1-15, 2022.

DOMINGUES, J. M. Curso de Formação de Professores para o Ensino Normal (CFPEN) e Didática da Matemática: representações divulgadas no Diário de Notícias (RJ- 1965-1975). In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Cuiabá. p. 1-11, 2019.

DOMINGUES, J. M.; COSTA, D. A. Didática Especial da Matemática: saberes a ensinar e saberes para ensinar de uma formação de professores do Instituto de Educação da Guanabara. In: Seminário Temático Internacional, v. 1, n. 1, p. 1-14, 2021.

DOMINGUES, J. M.; FRANÇA, D. M. A. Didática Especial da Matemática: em busca dos saberes da profissão docente. Revista de História da Educação Matemática, v. 6, p. 170-184, 2020.

FERREIRA, V. L. O processo de disciplinarização da Metodologia do Ensino de Matemática. 2009. 158 p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009

FORQUIN, J. As abordagens sociológicas do currículo: Orientaçőes teóricas e perspectivas de pesquisa. Educaçăo e Realidade, n. 1, vol. 21, Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Faculdade de Educaçăo, p. 187-198, 1996.

FRANÇA, D. M. A. Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971). Revista Cocar, v. 6, p. 189-207, 2019.

GAERTNER, R. A matemática escolar em Blumenau (SC) no período de 1889 a 1968: da Neue Deutsche Schule à Fundação Universidade Regional de Blumenau. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – IGCE, Universidade Estadual de São Paulo, Rio Claro, 2004.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (orgs.) Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. 1ª ed. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 113 – 172.

LALANDE, A. Vocabulário Técnico e Crítico da Filosofia. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MIRANDA, B. C. B. A CADES e um novo modelo de professor secundário nas décadas de 1950 e 1960. Tese (doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2019.

OLIVEIRA, J. F. S. A Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES) em Santa Catarina. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, 2019.

PINTO, N. B. Didática, Didática Especial e Profissionalização: impactos na constituição de saberes para ensinar matemática. In: VALENTE, Wagner Rodrigues (Org.). Ciências da Educação, campos disciplinares, e profissionalização: saberes para a formação de professores/organização Wagner Rodrigues Valente- 1 ed.-São Paulo: Livraria da Física, 2020, p. 147- 186.

PONTELLO, L. S. A Cades no Ceará: Lauro de Oliveira Lima e a formação de professores de Matemática (1953-1964). Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, 2020.

SANTANA, R. J. A Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES): contribuições para a educação matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-Graduação em Educação Matemática, São Paulo, 2021.

SILVA, M. R. I. S. A matemática para a formação do professor do curso primário: aritmética como um saber profissional (1920- 1960). Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo. Guarulhos, 2017.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2001.

Publicado

2022-04-21

Métricas


Visualizações do artigo: 202     PDF (Português (Brasil)) downloads: 127

Cómo citar

DOMINGUES, J. M.; COSTA, D. A. da. PLANOS DE CURSOS DE MATEMÁTICA DAS SÉRIES GINASIAIS: manual pedagógico, currículo e saberes, 1952-1955. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–16, 2022. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/122. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 > >>