ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA UFAM:uma perspectiva na descrição teórica de duas grades curriculares (1982-1993)
Palabras clave:
História, Matemática, FormaçãoResumen
Os modelos de formação de professor de matemática no Brasil estão em constante transformação, uma forma de verificar que houve tais mudanças é analisar os rastros deixados pela história. Dessa forma, esta pesquisa analisa alguns documentos coletados na Universidade Federal do Amazonas, assim como documentos advindos do MEC. Para encaminhar esta investigação, lança-se o seguinte questionamento: que mudanças ocorreram no saber profissional do professor de matemática que teve formação no curso de licenciatura da UFAM no período 1982 a 1993? Impulsionado numa perspectiva histórica e tendo como hipóteses teóricas que os saberes profissionais do professor de matemática são uma articulação histórica entre a matemática a ensinar e matemática para ensinar. Constatou-se que houve uma mudança nas cargas horárias das chamadas disciplinas pedagógicas das grades de 1982 e 1993, levando em consideração a existência de uma normativa do Conselho Federal de Educação sobre tais disciplinas.
Descargas
Citas
BERTINI, Luciane; MORAIS, Rosilda; VALENTE, Wagner. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar. São Paulo: Editora Livraria da Física, ed. 1, 2017.
BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S.; VALENTE, W. R. Ensino de frações e história da educação matemática (o ensino da matemática e a matemática do ensino). VER: https://www.youtube.com/watch?v=Mi1EVwxpZG0&feature=youtu.be e https://www.youtube.com/watch?v=FZnTKLRZzSo&feature=youtu.be
BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer. 292/62. Relator: Anísio Teixeira. 14 nov. 1962. Matérias pedagógicas para a licenciatura. Documenta, n.10, p. 95-101, 1962.
CERTEAU, Michel. A Escrita da História. Rio de janeiro: Forense Universitária, 1982.
HOFSTETTER, Rita.; SCHNEUWLY, Bernard. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, Rita;VALENTE, Wagner (orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professor. p. 113-172. São Paulo. Editora Livraria da Física. 2017.
LE GOFF, Jacques. Memória e História. Trad. Bernardo Leitão. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1990.
PINTO, Neuza. Didática, didática especiais e profissionalização: impactos da especialização na constituição de saberes para ensinar matemática. In: VALENTE, Wagner (org.). Ciências da Educação, Campos Disciplinares e Profissionalização: saberes em debates para a formação de professor. p. 148-185. São Paulo. Editora Livraria da Física. 2020.
UFAM. Universidade Federal do Amazonas. Grades Curriculares dos Cursos da UFAM. 2021. Disponível em: https://ecampus.ufam.edu.br/ecampus/gradesCurriculares . Acesso em: 25 out. 2021.
VALENTE, Wagner. Matemática, Educação e História da Educação Matemática: campos disciplinares e o saber profissional do professor que ensina matemática. In: VALENTE, Wagner (org.). Ciências da Educação, Campos Disciplinares e Profissionalização: saberes em debates para a formação de professor. p. 201-229. São Paulo. Editora Livraria da Física. 2020.
VALENTE, Wagner. Processos de Investigação Histórica da Constituição do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática. Acta Scientiae, Canoas, v.20, n.3, p. 378-385, maio-jun. 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3906 . Acesso em: 28 ago.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 296 PDF (Português (Brasil)) downloads: 127