ZONA RURAL E URBANA: OS PROBLEMAS ARITMÉTICOS NA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE NA DÉCADA DE 1970

Autores/as

Palabras clave:

Planejamento Curricular, Problemas aritméticos, Zona Rural

Resumen

O presente estudo objetivou analisar a parte de Matemática de duas obras produzidas pela expert Henrietta Dyminski Arruda na década de 1970 no estado do Paraná em co-autoria com outras áreas. Ambos têm o intuito de nortear professores da rede pública do estado do Paraná, através de orientações metodológicas para auxiliar na execução dos novos programas de ensino, propostos pela modernização e implementação do ensino da época. Nesta pesquisa inicial, a análise voltou-se para o uso de problemas aritméticos. Como resultado preliminar, concluiu-se que os termos e a linguagem adotados no material pedagógico voltado para as escolas rurais e distritos não se diferenciam dos utilizados nas demais escolas. O status dos problemas ora aparece como ferramenta e mecanismo de verificação da aprendizagem, mas também há movimentos para que se tornem um saber a ser ensinado na formação de professores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Iloni de Fatima Basso, Rede Pública Municipal de Ensino do Município de Toledo

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).  Professora da Rede Pública Municipal de Ensino do Município de Toledo, Paraná, Brasil.

Barbara Winiarski Diesel Novaes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Docente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Toledo, Paraná, Brasil

Danilene Gullich Donin Berticelli, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Docente na Universidade Federal do Paraná, setor Palotina, Paraná, Brasil.

Citas

ARRUDA, H. D. (et al). Ensino moderno de matemática. Núcleo de Estudos e Difusão do Ensino da Matemática. 2 v. Editora do Brasil SA. São Paulo, 1974. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219784. Acesso em: 06 nov. 2021.

BERTINI, L. F.; VALENTE, W. R. Problemas aritméticos como elementos da matemática do ensino. Cad. Cedes, Campinas, v.41, n.115, p.230-238,2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227972. Acesso em: 09 out. 2021.

BERTICELLI, D. G. D.; PORTELA, M. S. Henrieta Dyminski Arruda. 2019. Disponível em: https://www.ghemat.com.br/itens/henrieta-dyminski-arruda. Acesso em: 06 nov. 2021.

COSTA, R. R. da. A capacitação e aperfeiçoamento dos professores que ensinavam matemática no estado do Paraná ao tempo do movimento da matemática moderna - 1961 a 1982. 2013. 212f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2013.

MARTINS, P. L. O. Didática teórica, didática prática: para além do confronto. São Paulo: Loyola, 1989.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação e da Cultura. Departamento de Ensino de 1º Grau. Sugestões de atividades para professores de 1ª a 4ª séries. Manual do Professor 2ª série – Zona Rural e Distritos s.d. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219782. Acesso em: 06 nov. 2021.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação e Cultura. Departamento de Ensino de 1o Grau. Equipe de Currículo. Currículo. 1977.

PINTO, N. B.; NOVAES, B. W. D. “Não é difícil ensinar matemática”: o protagonismo do NEDEM na difusão da matemática moderna no Paraná. In: IV Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Matemática, 2018, Murcia, Anais... España: Universidad de Murcia, 2018, 320-329. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/22550/. Acesso em: 29 nov. 2021.

PORTELA, M. S. Práticas de matemática moderna na formação de normalistas no Instituto de Educação do Paraná na década de 1970. 2009, 138f. Dissertação. (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116741. Acesso em: 26 abr. 2021.

VALENTE, W. R. A matemática do ensino e os documentos curriculares: bases teórico-metodológicas para análise da produção de novos saberes. JIEEM v.14, n.1, p. 26-31, 2021.

Publicado

2022-04-27

Métricas


Visualizações do artigo: 150     PDF (Português (Brasil)) downloads: 0 PDF (Português (Brasil)) downloads: 91

Cómo citar

BASSO, I. de F.; NOVAES, B. W. D. .; BERTICELLI, D. G. D. ZONA RURAL E URBANA: OS PROBLEMAS ARITMÉTICOS NA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE NA DÉCADA DE 1970. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–20, 2022. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/154. Acesso em: 23 nov. 2024.