A MATEMÁTICA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA CONSTITUIÇÃO DO ENSINO AGRÍCOLA NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Matemática, Ensino Agrícola, História da educação matemática

Resumo

O ensino agrícola no Brasil, regulamentado em 1910 pelo decreto nº 8.319, de 20 de outubro, é um marco na história da constituição das escolas agrícolas. Entender os processos ocorridos nas questões econômicas, políticas e sociais auxiliam na compreensão das finalidades da matemática na    implantação destes cursos agrícolas. Respaldados em Cunha (2000), referente a História da Educação Profissional, e em Julia (2001), a respeito da cultura escolar, na intenção de identificar a Matemática presente nos documentos que culminaram na criação do ensino agronômico, foi realizado um retrospecto em documentos oficiais datados entre 1808 a 1910, como cartas, decretos e leis, que criam as instituições de ensino agrícola e tangenciam os programas de Matemática inseridos neles. Assim, esta pesquisa se enquadra no campo da História da educação matemática (Hem), vinculada ao Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática Santa Catarina, GHEMAT-SC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Caraiba de Castro, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC no Campus Reitor João David Ferreira Lima, no Departamento de Metodologia de Ensino.

Referências

ARAÚJO, N. de A. A escola agrícola de São Bento das Lages e a institucionalização da agronomia no Brasil (1877-1930). 2006. 206 f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia e da Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, 2006. Disponível em: < https://ppgefhc.ufba.br/pt-br/escola-agricola-de-sao-bento-das-lages-e-institucionalizacao-da-agronomia-no-brasil-1877-1930>. Acesso em: 10 fev. 2021.

BRASIL. Carta Régia, de 25 de junho de 1812. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/carreg_sn/anterioresa1824/cartaregia-39727-25-junho-1812-570426-publicacaooriginal-93574-pe.html>. Acesso em: 27 jan. 2021.

BRASIL. Decreto nº 2.500A, 1º de novembro de 1859. Disponível em:<https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-2500-a-1-novembro-1859-557790-publicacaooriginal-78455-pe.html> Acesso em: 28 jan. 2021.

BRASIL. Decreto nº 2.516, 22 de Dezembro de 1859. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-2516-22-dezembro-1859-557785-publicacaooriginal-78450-pe.html> Acesso em: 28 jan. 2021.

BRASIL. Decreto nº 2.521, 20 de Janeiro de 1860. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/historicos/dim/DIM2521.htm>. Acesso em: 28 jan. 2021.

BRASIL. Decreto nº 2.607, 30 de Junho de 1860. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-2607-30-junho-1860-556569-publicacaooriginal-76632-pe.html>. Acesso em: 28 jan. 2021.

BRASIL. Decreto nº 2.816, 14 de Agosto de 1861. Disponível em:<http://legis.senado.leg.br/norma/398294/publicacao/15741934>. Acesso em: 28 jan. 2021.

BRASIL. Decreto nº. 5.957, de 23 de junho de 1875. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-5957-23-junho-1875-550048 -publicacaooriginal-65657-pe.html>. Acesso em: 28 jan. 2021.

BRASIL. Decreto nº. 8.819, de 20 de outubro de 1910. Disponível em:<http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-8319-20-outubro-1910-517122-norma-pe.html>. Acesso em: 30 jan. 2021.

BRASIL. Lei nº 581, de 4 de setembro de 1850. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lim/lim581.htm>. Acesso em: 24 fev. 2021.

BRASIL. Lei Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm>. Acesso em: 30 mar. 2021

CUNHA, L. A. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. São Paulo: UNESP, 2000a.

CUNHA, L. A. O ensino de ofício nos primórdios da industrialização. São Paulo: UNESP, 2000b.

FARIA FILHO, L. M. de; GONÇALVES, I. A.; VIDAL, D. G.; PAULILO, A. L. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. Educação e Pesquisa. v. 30, n. 1, p. 139-159, 2004.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, v. 1, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001.

RANGEL, M. F. Um entomólogo chamado Costa Lima: a consolidação de um saber e a construção de um patrimônio científico. 2006. 300 f. Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde). Casa de Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, Rio de Janeiro, 2006.

RODRIGUES, C. M. Gênese e evolução da pesquisa agropecuária no Brasil: da instalação da corte portuguesa ao início da república. Cadernos de Difusão de Tecnologia. v. 4, n. 1, p. 21–38, 1987.

SILVA, E. M. da. Trajetória histórica e memória da educação profissional em agropecuária no Brasil/Bahia: aproximações e diferenças com Cuba. 2017. 207 f. Tese (Doutorado em Memória Linguagem e Sociedade) – Programa de Pós-graduação em Memória Linguagem e Sociedade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2017.

Downloads

Publicado

2021-05-02

Métricas


Visualizações do artigo: 259     PDF downloads: 137

Como Citar

CASTRO, F. C. de .; COSTA, D. A. da . A MATEMÁTICA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA CONSTITUIÇÃO DO ENSINO AGRÍCOLA NO BRASIL. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–16, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/13. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3