ARITMÉTICA COMO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE JOVENS E ADULTOS DO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE: problemática e aspectos teórico-metodológicos

Autores

Palavras-chave:

Aritmética, Movimento de Educação de Base, Saber Profissional

Resumo

Este trabalho é parte do projeto de pesquisa de doutorado em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciência e Matemática – REAMEC, UFMT/UEA/UFPA, que tem como objetivo caracterizar a aritmética ensinada na educação de jovens e adultos no Movimento de Educação de Base – MEB, como saber profissional. O estudo pretende abranger o período de 1961 a 1996 e busca responder à questão: quais as características da aritmética ensinada na EJA do MEB? A pesquisa tem como metodologia uma abordagem histórica com fundamentos teóricos na história cultural e história das disciplinas, nas obras de Chartier (1990), Chervel (1990), Certeau (2017), Burke (2017), Hofestetter e Valente (2017), e nos estudos do GHEMAT Brasil e do ERHISE Suíça.

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Biografia do Autor

Adelmar Barros Pereira, Universidade do Estado do Pará

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC, UFMT/UEA/UFPA. Professor da Universidade do Estado do Pará, Conceição do Araguaia, Pará, Brasil

Neuza Bertoni Pinto, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP/SP. Professora Aposentada da PUCPR, docente colaboradora da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC, UFMT/UEA/UFPA, Brasil

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Publicado

2021-05-02

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Como Citar

PEREIRA, A. B.; PINTO, N. B. ARITMÉTICA COMO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE JOVENS E ADULTOS DO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE: problemática e aspectos teórico-metodológicos : . Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–16, 2021. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/62. Acesso em: 19 abr. 2024.