Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Nos metadados dos autores, é exigido que no campo ORCID seja colocado o link do referido identificador. Por exemplo: https://orcid.org/0000-0002-5174-9148. Também no campo URL deve ser inserido o link do lattes. Por exemplo: http://lattes.cnpq.br/4358821746569093

Diretrizes para Autores

  1. Todos os trabalhos no formato RESUMO EXPANDIDO devem estar de acordo com o Template oferecido no menu do portal. Deverão conter de 5 a 8 páginas
  2. O título deve ser em fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito, espaçamento simples, centralizado;
  3. As palavras do título devem ser escritas em letra maiúscula e as palavras após o uso de dois pontos, se houver, devem ser com letras minúsculas, exceto para nomes próprios em que a primeira letra de cada nome deve ser em maiúscula;
  4. Inserir 2 (dois) espaços simples entre o Título e o(s) Nome(s) do(s) Autor(es);
  5. Nome dos autores deve ser em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, negrito, alinhado à direita, sendo apenas a primeira letra de cada nome em maiúscula e inserir nota de rodapé para cada Autor em fonte Times New Roman 10, alinhamento justificado, com indicação de função, instituição e e-mail, conforme exemplo no texto;
  6. Inserir 2(dois) espaços simples entre o(s) Nome(s) do(s) autor(es) e o texto;
  7. A cada subtítulo/seção, se houver, inserir 2 (duas) linhas antes e 1 (uma) linha depois, com espaço de 1,5;
  8. Não utilizar notas de rodapé que são simplesmente referências bibliográficas.  As notas de rodapé devem estar em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas e alinhamento justificado;
  9. Quando necessário para completar ou esclarecer o texto, inserir Desenhos, Esquemas, Figuras, Fotografias, Quadros e Tabelas que devem acompanhar Título e Fonte e numerados em sequência conforme o tipo;
  10. As REFERÊNCIAS listadas devem ser apresentadas em ordem alfabética e obedecer às normas atuais da ABNT.
  11. Inserir 2 (duas) linhas antes e 1 (uma) linha depois das REFERÊNCIAS;
  12. Elencar no mínimo 3 (três) palavras-chave;
  13. A precisão e veracidade das citações bibliográficas são de responsabilidade do(s) autor(es) do trabalho. Obrigatoriamente as citações feitas no texto devem constar nas REFERÊNCIAS.
  14. O RESUMO EXPANDIDO deve ser enviado para a Comissão Científica pela plataforma virtual no seguinte link: https://www.anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/
  15. O arquivo na versão de submissão deve ser cego, no sentido que não deve conter por hipóteses nenhuma, informações que revelem a identidade dos autores por tanto é recomendado escrever as citas como Autor 1 (Ano), (AUTOR1; AUTOR2, Ano), entro outros. Nas referências apenas AUTOR 1. (Ano)
  16. O arquivo deve ser encaminhado em extensão .docx ou .doc e nomeado da seguinte maneira: submissão_EixoX_T1.docx ou submissão_EixoX_T2.doc

EIXO 1 – História da Matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores

Este eixo receberá trabalhos que envolvam pesquisas sobre História da Matemática em seus diferentes temas e concepções teórico-metodológicas. Incluem-se, ainda, estudos sobre o uso didático dos resultados de pesquisa para o ensino e formação de professores.

 

EIXO 2 – Etnomatemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores

Os trabalhos a serem recebidos neste eixo reúnem estudos que vêm sendo desenvolvidos no campo da Etnomatemática em diferentes perspectivas e concepções. Agrupam-se, ainda, pesquisas sobre a presença da Etnomatemática na sala de aula e na formação continuada de professores.

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores

Neste eixo as pesquisas irão considerar diferentes temas como: estudos sobre história do saber profissional do professor, história do currículo de matemática, estudos sobre livros didáticos e diferentes materiais ligados ao cotidiano escolar tomados como fontes de pesquisa.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.