DESVENDANDO O SOROBAN: indícios de uma capacitação de professores no município de São Paulo (1982)

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Recuso Didático, Ábaco, Memória Documental

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Biografia do Autor

Relicler Pardim Gouveia, Universidade Federal de Jataí - UFJ

Doutor em Ciências: Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos - UNIFESP. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - PPGEduMat - INMA/UFMS. Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática (GHEMAT). Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: livro didático de matemática, história da educação matemática, história da matemática, saber profissional do professor de matemática.

Andréia Fernandes de Souza, SME/SP

Professora dos Anos Iniciais (1 ao 5 ano do Ensino Fundamental) na rede pública municipal (SME/SP) e estadual (SEDUC/SP). Graduada em Pedagogia, Artes Visuais e Matemática. Pós graduada em Fundamentos das Culturas e das Artes (UNESP). Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência (UNIFESP). Suas pesquisas investigam o ensino de matemática nos anos iniciais em perspectiva histórica. É membro do Grupo de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT). Atualmente é Assistente Técnico de Educação na Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, elaborando materiais didáticos e formações de professores, e acompanhando as ações especificas para o Ciclo de Alfabetização.

Referências

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GOUVEIA, R. P.; VALENTE, W. R. O Movimento da Matemática e as mudanças no saber profissional do professor: adição e subtração modernas?. REVEMAT, v. 18, p. 1-18, 2023.

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SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Divisão de Orientação Técnica. Projeto de Capacitação de Recursos Humanos através do Curso optativo – Ensino de 1.º e 2.º graus: curso optativo sobre o Soroban. São Paulo, 1982c.

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Publicado

2024-04-19

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Como Citar

PARDIM GOUVEIA, R.; SOUZA, A. F. de. DESVENDANDO O SOROBAN: indícios de uma capacitação de professores no município de São Paulo (1982). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/271. Acesso em: 15 maio. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores