DIDÁTICA ESPECIAL DA MATEMÁTICA

saberes a ensinar e saberes para ensinar de uma formação de professores do Instituto de Educação da Guanabara

Autores

Palavras-chave:

HIstória da Educação Matemática, Manoel Jairo Bezerra, Saberes Profissionais

Resumo

O artigo propõe caracterizar os saberes a ensinar e os saberes para ensinar no programa de ensino da disciplina “Didática Especial da Matemática”, que compõe a grade curricular de uma das modalidades do Curso de Formação de Professores para o Ensino Normal (CFPEN), “Didática da Matemática”, na edição de 1970. Este programa foi encontrado no arquivo do Centro de Memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (CM-ISERJ). Trata-se de uma pesquisa fundamentada na História Cultural e o referencial teórico metodológico utiliza os conceitos de: saberes a ensinar e saberes para ensinar. Os resultados preliminares obtidos permitem inferir que os saberes elementares matemáticos identificados na referida fonte possuem aderência com o ideário do Movimento da Matemática Moderna (MMM).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathan Machado Domingues, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Educação Cientifica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Professor associado no Departamento de Metodologia do Ensino (MEN) do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenador do GHEMAT-SC.

Referências

ALMEIDA, Denis Herbert de. A matemática na formação do professor primário nos institutos de educação de São Paulo e Rio de Janeiro (1932-1938). 2013. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2013.

BALASSIANO, Ana Luiza Grillo. Instituto de Educação do Rio de Janeiro: memória e trajetórias profissionais. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2005.

BEZERRA, Manoel Jairo. Guia Metodológico para Caderno MEC Matemática. Fundação Nacional de Material Escolar/ Ministério da Educação e Cultura, Rio de Janeiro, 1970.

BEZERRA, M. J. Como ajudar o aluno estudar. Escola Secundária, Rio de Janeiro, ano III, n. 11, p. 31-35, 1959

BRASIL. Lei 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: DF. 1961.

CONCEIÇÃO, Gabriel Luís da. Experts em educação: circulação e sistematização de saberes geométricos para a formação de professores (Rio de Janeiro, final do século XIX). 143f., 2019. Tese (Doutorado em Ciências). Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde, Guarulhos, São Paulo, 2019.

DOMINGUES, J. M.; FRANÇA, Denise Medina de Almeida. Didática Especial da Matemática: em busca dos saberes da profissão docente. Revista de História da Educação Matemática (HISTEMAT), v. 6, p. 170-184, 2020.

DOMINGUES, J. M.; COSTA, David A. Trajetória de Manoel Jairo Bezerra: saberes, expertise e formação docente.In: Anais XVIII Seminário Temático...,Cuiabá: UNIC, 2020a.

DOMINGUES, J. M.; COSTA, David A. Em busca dos saberes a ensinar e dos saberes para ensinar no curso Dinâmica do ensino da matemática no 1º grau, 1973. In: Anais V ENAPHEM..., Natal: UFRN, 2020b.

DOMINGUES, J. M. A obra de Jairo Bezerra: Em busca dos saberes da profissão docente (1958). 2019. 32 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

FRANÇA, Denise Medina de Almeida. Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971). REVISTA COCAR (ONLINE), v. 6, p. 189-207, 2019.

GONDRA, José Gonçalves; SCHUELER; Alessandra Frota Martinez. Educação, poder e sociedade no Império Brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.

GURGEL, Patrícia. Professores-normalistas do Instituto de Educação do Rio de Janeiro (1930 - 1960): um estudo sobre trajetórias profissionais. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (orgs.) Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1ª ed. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 113 – 172.

HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard; FREYMOND, Mathilde. Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação - A irresistível institucionalização do expert em educação (século XIX e XX). In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora da Física, 2017. p. 55-112.

IEGB. Vestibular do CFPEN, Centro de Memória Institucional do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, ISERJ, 1971.

IEGB.Informações Relativas ao CFPEN, Centro de Memória Institucional do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, ISERJ, 1970.

IEGB. Plano de Ensino de Didática Especial da Matemática, Centro de Memória Institucional do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, ISERJ, 1970.

IEGB.Professores por modalidades (1970), Centro de Memória Institucional do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, ISERJ, 1970.

IEGB. Regimento do CFPEN, Centro de Memória Institucional do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, ISERJ, 1965.

LUPETINA, Raffaela De Menezes. A formação docente e a mudança no perfil do alunado do curso normal do Instituto de Educação do Rio de Janeiro na década de 1970.Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

SALVADOR, Marcelo Ferreira Martins. O Ensino de aritmética na Escola normal da cidade do Rio de Janeiro: 1889-1932. 2017. 159 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Pós-graduação, Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2017.

SAVIANI, Dermeval. Aberturas para ahistória da educação: do debate teórico-metodológico no campo da história ao debate sobre a construção do sistema nacional de educação no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2013.

UEKANE, Marina Natsume. Instrutores da milícia cidadã: a Escola Normal da Corte e a profissionalização de professores primários (1854-1889). Rio de Janeiro: UERJ, 2008. 273f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

VALENTE, Wagner Rodrigues et al. Novos aportes teórico-metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam Matemática. Acta Scientiae, Canoas, v. 19, n. 2, p. 224-235, mar./abr. 2017.

Downloads

Publicado

2021-05-02

Métricas


Visualizações do artigo: 646     PDF downloads: 276

Como Citar

DOMINGUES, J. M.; COSTA, D. A. da . DIDÁTICA ESPECIAL DA MATEMÁTICA: saberes a ensinar e saberes para ensinar de uma formação de professores do Instituto de Educação da Guanabara. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–14, 2021. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/25. Acesso em: 29 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>