A ETNOMATEMÁTICA E O PENSAMENTO DECOLONIAL

diálogos possíveis para uma educação libertadora

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Perspectiva dialógica freiriana, Educação eurocêntrica

Resumo

O objetivo deste projeto é compreender a construção de caminhos didático-pedagógicos para uma educação matemática não eurocêntrica, pautados na Decolonialidade e na Etnomatemática. Para isso, inicialmente aplicaremos questionários e entrevistas com professores de duas escolas do município de Palmas – TO e, em seguida, organizaremos encontros via Google meet para construir de forma mútua e dialógica possíveis caminhos didático-pedagógicos pautados na Decolonialidade e na Etnomatemática. Para a análise dos dados coletados, utilizaremos como referencial teórico e metodológico a Análise de Discurso brasileira. Espera-se com este trabalho contribuir para a formação de professores de matemática mediante uma educação pautada no princípio da liberdade segundo preconiza a pedagogia freireana, uma vez que, pretendemos discutir caminhos para o rompimento do autoritarismo e da hegemonia epistêmica europeia que historicamente vem dominando e impondo uma única forma de pensar a educação no sul global.

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Biografia do Autor

Walter Walentino Cruz, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Professor na SEDUC-TO e SEMED-Palmas/TO, Brasil

Alessandro Tomaz Barbosa, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Araguaína, TO, Brasil

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Publicado

2021-05-03

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Como Citar

CRUZ, W. W.; BARBOSA, A. T. A ETNOMATEMÁTICA E O PENSAMENTO DECOLONIAL: diálogos possíveis para uma educação libertadora. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–13, 2021. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/58. Acesso em: 29 abr. 2024.