FORMAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA NORMAL MODELO DE BELO HORIZONTE (1906-1911)

Autores

Palavras-chave:

Formaçao docente, Século XX, Minas Gerais

Resumo

Este artigo apresenta alguns dados e resultados de uma investigação relativa aos saberes matemáticos (aritmética, geometria e desenho) propostos no currículo para a Escola Normal Modelo de Belo Horizonte. Esta instituição destinada à formação docente, em 1907, foi a primeira a ser estabelecida após inauguração da nova capital mineira. As fontes primárias arroladas se concentram, principalmente, na legislação escolar com destaque para os decretos sancionados em 1906, 1907 e 1911, os quais permitem verificar as alterações propostas na grade curricular para a formação das professoras primárias no período estudado. A duração do curso passou de três para quatro anos, sendo alterado o número de aulas semanais e outras matérias foram incluídas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenice de Souza Lodron Zuin, PUC MINAS

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Referências

CHAVES, C. M. G. Arte dos negócios: saberes, práticas e costumes mercantis no Império Luso-Brasileiro. América Latina en la Historia Económica, n.31, p. 169-193, enero-junio/2000.

CHARTIER, R. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, 1990.

FARIA FILHO, L. M. Dos pardieiros aos palácios: cultura escolar e urbana em Belo Horizonte na Primeira República. Passo Fundo: UPF, 2000.

FORQUIN, Jean-Claude. As abordagens sociológicas do currículo: orientações teóricas e perspectivas de pesquisa. Educação & Realidade, 21 (1), p.187-196, jan./jun./1996.

GAMA, A. A. Elementos de Desenho Linear. Rio de Janeiro: H. Garnier, 1872.

HÉBRARD, J. A escolarização dos saberes elementares na época moderna. Teoria e Educação, v. 2, p.65-107, 1990.

LESAGE, P. A pedagogia nas escolas mútuas do século XIX. In: BASTOS, M. H. C.; FARIA FILHO, L. M. F. (orgs.). A escola elementar no século XIX: o método monitorial/mútuo. Passo Fundo: Ediupf, 1999. p. 9-24.

MINAS GERAIS. Decreto n° 3123, de 6 de março de 1911. In: MINAS GERAIS. Collecção das leis e decretos do Estado de Minas Gerais. Bello Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas Gerais, 1911.

MINAS GERAIS. Decreto nº 2836, de 31 de maio de 1910. In: MINAS GERAIS. Collecção das leis e decretos do Estado de Minas Gerais. Bello Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas Gerais, 1910.

MINAS GERAIS. Decreto nº 1982, de 18 de fevereiro de 1907. In: MINAS GERAIS. Collecção das leis e decretos do Estado de Minas Gerais. Bello Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas Gerais, 1907a.

MINAS GERAIS. Mensagem dirigida pelo presidente do Estado DrJoão Pinheiro da Silva ao Congresso Mineiro em sua 1ª sessão ordinária da 5ª legislatura de 1907. Belo Horizonte: Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, 1907b.

MINAS GERAIS. Decreto nº 1.960, de 16 de dezembro de 1906. In: MINAS GERAIS. Collecção das leis e decretos do Estado de Minas Gerais. Bello Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas Gerais, 1906b.

MINAS GERAIS. Lei 439, de 28 de setembro de 1906. In: MINAS GERAIS. Collecção das leis e decretos do Estado de Minas Gerais. Bello Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas Gerais, 1906a.

MOURÃO, P. K. C. O ensino em Minas Gerais no tempo da República. Belo Horizonte: Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais, 1962.

OLIVEIRA, P. R. O. Gymnasio Leopoldinense e o projeto educativo da formação da elite republicana na Zona da Mata mineira (1906-1926). Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

Downloads

Publicado

2022-04-08

Métricas


Visualizações do artigo: 140     PDF downloads: 121

Como Citar

ZUIN, E. de S. L. . FORMAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA NORMAL MODELO DE BELO HORIZONTE (1906-1911). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–16, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/114. Acesso em: 29 abr. 2024.