FORMAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA NORMAL MODELO DE BELO HORIZONTE (1906-1911)

Authors

Keywords:

Formaçao docente, Século XX, Minas Gerais

Abstract

Este artigo apresenta alguns dados e resultados de uma investigação relativa aos saberes matemáticos (aritmética, geometria e desenho) propostos no currículo para a Escola Normal Modelo de Belo Horizonte. Esta instituição destinada à formação docente, em 1907, foi a primeira a ser estabelecida após inauguração da nova capital mineira. As fontes primárias arroladas se concentram, principalmente, na legislação escolar com destaque para os decretos sancionados em 1906, 1907 e 1911, os quais permitem verificar as alterações propostas na grade curricular para a formação das professoras primárias no período estudado. A duração do curso passou de três para quatro anos, sendo alterado o número de aulas semanais e outras matérias foram incluídas.

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Author Biography

Elenice de Souza Lodron Zuin, PUC MINAS

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

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Published

2022-04-08

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How to Cite

ZUIN, E. de S. L. . FORMAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA NORMAL MODELO DE BELO HORIZONTE (1906-1911). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–16, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/114. Acesso em: 16 may. 2024.