FRAÇÕES EQUIVALENTES NA RETA NUMÉRICA: a matemática moderna nos livros do NEDEM

Autores

Palavras-chave:

Movimento da Matemática Moderna, NEDEM, Frações equivalentes, Reta numérica

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo analisar como as frações equivalentes foram trabalhadas no período do Movimento da Matemática Moderna, considerando o uso da reta numérica no ensino de frações equivalentes e as relações de comparação estabelecidas no caso específico do livro do NEDEM para os primeiros anos de escolarização do Estado do Paraná.  Utilizando-se o livro didático em questão, buscaram-se elementos como: sequência, significado, graduação, exercícios e problemas para a caracterização de uma matemática do ensino de frações (MORAIS, BERTINI, VALENTE, 2021). Os resultados parciais revelam que as autoras do livro didático apropriaram-se do ideário da Matemática Moderna dando ênfase do estudo das frações equivalentes no livro didático em questão e associando seu estudo a representação geométrica, reta numérica e as classes de equivalência rumo a compreensão do conjunto dos números racionais.

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Biografia do Autor

Adriana Menegotto Nierri, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Matemática pela (UNIPAR). Graduada em Pedagogia pela (UNOPAR). Professora no Colégio Estadual Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado Tupãssi, Paraná, Brasil.

Barbara Winiarski Diesel Novaes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Docente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Toledo, Toledo, Paraná, Brasil.

Danilene Gullich Donin Berticelli

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Docente na Universidade Federal do Paraná, setor Palotina, Palotina, Paraná, Brasil.

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Publicado

2022-04-21

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Como Citar

NIERRI, A. M.; NOVAES, B. W. D. .; BERTICELLI, D. G. D. . FRAÇÕES EQUIVALENTES NA RETA NUMÉRICA: a matemática moderna nos livros do NEDEM. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–19, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/155. Acesso em: 29 abr. 2024.

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