O USO DE IMAGENS PARA ENSINAR FRAÇÕES AO TEMPO DA MATEMÁTICA MODERNA: uma “virada visual”?

Autores

Palavras-chave:

História da educação matemática, Frações, Imagem, Movimento da Matemática Moderna, Visualidade

Resumo

Quais imagens para ensinar frações estavam presentes em livros didáticos dos primeiros anos de escolarização ao tempo da Matemática Moderna? Tendo esta pergunta para direcionar o debate pretende-se, neste Projeto de Pesquisa, discorrer acerca da maneira com que as imagens para ensinar frações são apresentadas e representadas em livros didáticos para os primeiros anos de escolarização no período histórico já anunciado. Para tanto, selecionamos livros didáticos representativos da época, todos para a 4ª série. São eles: Matemática – 4ª série (S/D); Ensino Moderno da Matemática - NEDEM;  Coleção Estrada Iluminada - Canto da Minha Terra;  Curso Moderno de Matemática Para o Ensino de 1º grau - GRUEMA. Procuraremos, estudando todas essas obras, verificar se as representações por meio de imagens para ensinar frações, que esses livros trazem, seguem uma vulgata (CHERVEL, 1990) ou um padrão prototípico. Numa perspectiva histórica, a relevância deste trabalho é discutir o uso de imagens para ensinar frações como um saber de referência para a docência.

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Biografia do Autor

João Paulo Bertoldo, UFPR - Setor Palotina

Mestrando em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECENTE) pela Instituição UFPR – Setor Palotina. Professor na prefeitura municipal de Toledo.

Bárbara Winiarski Diesel Novaes, UFPR - Setor Palotina

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Docente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Toledo, Toledo, Paraná, Brasil. 

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Publicado

2023-04-21

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Como Citar

BERTOLDO, J. P.; NOVAES, B. W. D. O USO DE IMAGENS PARA ENSINAR FRAÇÕES AO TEMPO DA MATEMÁTICA MODERNA: uma “virada visual”?. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–13, 2023. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/245. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

T1 – Propostas – Projetos em desenvolvimento sem resultados parciais

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