A PERCEPÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Palavras-chave:

Percepção Matemática, Educação Infantil, Organização do ensino

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir como a percepção Matemática se desenvolve na Educação Infantil. A percepção matemática possibilita que a criança explore diferentes campos dessa ciência: espacial, topológico, numérico e de medida reconhecendo a presença desses em situações do cotidiano. Diante da necessidade de ressignificar esse ensino, por meio de uma pesquisa bibliográfica, procuramos conceituar, em artigos e livros, o que é percepção matemática e sua importância no processo de desenvolvimento infantil. Concluímos que a percepção não é uma função psicológica pronta e acabada, ela vai se aperfeiçoando com a idade e o desenvolvimento mental, por meio de experiências e ações didáticas organizadas na escola. Esperamos com este trabalho instigar professores a adotarem princípios e recursos que motivem o aluno a pensar, questionar e relacionar o conhecimento científico com suas diversas áreas, com direção a verdadeira formação humana, tarefa fundamental da escola.

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Biografia do Autor

Joelma Fátima Castro, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil

Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestre Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Professora, Depto de Teoria e Prática da educação/ Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Professora, Depto de Teoria e Prática da educação/Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil

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Publicado

2021-05-02

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Como Citar

CASTRO, J. F.; ARRAIS, L. F. L. .; PAULA, E. M. A. T. de . A PERCEPÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–17, 2021. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/31. Acesso em: 29 abr. 2024.