DIÁLOGOS PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

Palavras-chave:

Atividade Orientadora de ensino, Educação matemática, Organização do ensino

Resumo

O objetivo deste trabalho é dialogar com algumas preposições e princípios teóricos para que se possa  pensar em caminhos para a organização do ensino de matemática na educação. Esses caminhos se  fazem necessários diante dos resultados apresentados por avaliações externas nacionais como o  SAEB (BRASIL, 2019) e internacionais como o PISA (BRASIL, 2019) que constataram baixos  níveis de aprendizagem dos/as alunos/as na disciplina de matemática. Para tanto, por meio de uma  pesquisa bibliográfica, embasados nos estudos da Teoria Histórico-Cultural dialogamos com a  Atividade Orientadora de Ensino (MOURA, 2006; 2007; 2012), como uma base teórico metodológica que tem contribuído com importantes mudanças na organização desse ensino.  Esperamos com essa discussão, encontrarmos novas formas de organizar o processo de ensino e  aprendizagem da matemática, contribuindo com o desenvolvimento psíquico dos alunos na escola.

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Biografia do Autor

Diogo Almeida e Silva, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá - PR, Brasil

Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação (UEM), Maringá - PR, Brasil

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Publicado

2021-05-04

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Como Citar

SILVA, D. A. e; ARRAIS, L. F. L. . DIÁLOGOS PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–13, 2021. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/34. Acesso em: 29 abr. 2024.