UMA HISTÓRIA DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

análises do curso de licenciatura da Universidade Federal do Amazonas no período 1990-2015

Autores

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Formação de Professores, Saberes a ensinar e para ensinar

Resumo

RESUMO

Em certo período da história, os cursos de licenciatura em matemática priorizaram na formação de professor os conteúdos específicos da matemática, acreditando-se que esses saberes seriam suficientes para a docência. Entretanto, os saberes disciplinares de cunho pedagógico foram tomando o centro de grandes debates, principalmente por especialistas das áreas da matemática e da pedagogia, o que sugeriu uma articulação histórica entre sabres a ensinar e saberes para ensinar. Este trabalho tem por problema de pesquisa: que mudanças ocorreram no saber profissional do professor de matemática que teve formação no curso de licenciatura da UFAM, no período 1990 a 2015? Justifica-se pela importância dos estudos sobre as mudanças e rupturas que ocorreram na formação dos professores de matemática, principalmente no que diz respeito às chamadas disciplinas pedagógicas. Baseia-se na história cultural, apoiando-se nas discussões teórico-metodológicas de Chervel, Burker, Hofstetter, Schneuwly, Valente, entre outros, utilizando documentos oficiais como fontes de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Jacinto de Moraes Júnior, Universidade Federal do Amazonas

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela (REAMEC). Professor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologias (ICET/UFAM)

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo/INRP-Paris. Professor na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, São Paulo, Brasil.

Referências

BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S.; VALENTE, W. R. Ensino de frações e história da educação matemática (o ensino da matemática e a matemática do ensino). VER: https://www.youtube.com/watch?v=Mi1EVwxpZG0&feature=youtu.be https://www.youtube.com/watch?v=FZnTKLRZzSo&feature=youtu.be

BURKE, Peter. O que é história do conhecimento? São Paulo: Editora Unesp, ed.1, 2016.

BURKE, Peter. O que é história cultural? Rio de Janeiro: Zahar, ed.2, 2005.

CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação. n. 2, p. 177-229, 1990.

FARIA FILHO, Luciano; GONÇALVES, Irlen; VIDAL, Diana; PAULILO, André. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 139-159, jan./abr. 2004.

HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. Disciplinarização e disciplinação: as ciências da educação e as didáticas das disciplinas sob análise. In: HOFSTETTER, Rita;VALENTE, Wagner (orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professor. p. 21-54. São Paulo. Editora Livraria da Física. 2017.

HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. “Profissionalização” e Formação de Professores: uma tipologia dos saberes de referências para a docência. In: VALENTE, Wagner (org.). Ciências da educação, campos disciplinares e profissionalização: saberes em debates para a formação de professor. p. 18-54. São Paulo. Editora Livraria da Física. 2020.

MACIEL, Viviane; VALENTE; Wagner. Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: o compêndio de pedagogia de Antônio Marciano da Silva Pontes. Amazônia, Belém, v.14, n.31, p. 165-180, mar-out. 2018. Disponível em: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5822. Acesso em: 07 Mar. 2021.

VALENTE, Wagner. Oito temas sobre História da Educação Matemática. REMATEC, Natal/RN Ano 8, n.12/ Jan-Jun. 2013. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/160384. Acesso em: 15 dez. 2020.

Downloads

Publicado

2021-05-03

Métricas


Visualizações do artigo: 211     PDF downloads: 165

Como Citar

MORAES JÚNIOR, R. J. de .; VALENTE, W. R. UMA HISTÓRIA DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA : análises do curso de licenciatura da Universidade Federal do Amazonas no período 1990-2015. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–13, 2021. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/26. Acesso em: 29 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.