ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE – UFAC: análise da matriz curricular (1962-1975)

Autores

Palavras-chave:

Matemática para ensinar, Saber profissional do professor de matemática, Prática de Ensino

Resumo

O presente artigo expõe de maneira abreviada uma investigação sobre o processo de mudança na formação de professores no Acre. Tem-se como problemática: quais processos e dinâmicas constituíram as disciplinas pedagógicas (Prática de Ensino III e IV) para sistematizar uma matemática para ensinar no curso de licenciatura em matemática na Universidade Federal do Acre - UFAC, (1962-1975). O estudo incluiu fontes documentais da UFAC e pareces vindos do Ministério da Educação – MEC. Os caminhos metodológicos percorreram pela historiografia, a sócio-história e a história da educação matemática. Os resultados parciais indicam que as disciplinas pedagógicas (Prática de Ensino III e IV) provocaram mudança do saber profissional do professor de matemática no curso licenciatura no Acre aproximando para uma rubrica de uma matemática para ensinar.

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Biografia do Autor

Paulo Jose dos Santos Pereira, Instituto Federal do Acre

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC, da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT, Polo UEA/Universidade Estadual do Amazonas. Professor EBTT/Matemática do Instituto Federal do Acre – IFAC, Campus Rio Branco, Acre. Brasil.

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo

Professor Adjunto Livre Docente do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenador do GHEMAT – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (www.unifesp.br/centros/ghemat). São Paulo. Brasil.

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Publicado

2022-04-07

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Como Citar

PEREIRA, P. J. dos S. .; VALENTE, W. R. . ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE – UFAC: análise da matriz curricular (1962-1975). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–19, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/125. Acesso em: 15 maio. 2024.

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