A ACADEMIA DE CIÊNCIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (ACIESP) E A CONSTITUIÇÃO DO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL: uma análise de documentos do Acervo Pessoal de Ubiratan D’Ambrosio (APUA)

Autores

Palavras-chave:

Acervo Pessoal de Ubiratan D'Ambrosio (APUA), Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), Sociedades Científicas, Educação Matemática

Resumo

Com o tema amplo da história da fundação das primeiras entidades científicas no Brasil, esse estudo delimita-se a apresentar os resultados preliminares de uma pesquisa documental em correspondências inéditas sobre o processo de criação da ACIESP nos arquivos físicos ainda não catalogados do APUA. Procurando responder à seguinte questão: “haveria no APUA documentos e correspondências inéditos sobre o processo de criação da ACIESP, em volume e detalhamento necessários para a compreensão desse processo histórico?”. Um estudo que se justifica pela necessidade de ampliar as fontes acerca da criação dos campos de saber da Educação Científica e da Educação Matemática no Brasil. Como metodologia, utiliza-se a revisão bibliográfica e a análise de correspondências e documentos pessoais. Como resultados preliminares, relacionados ao seguinte objetivo específico: “inventariar as correspondências e demais documentos encontrados no APUA sobre a ACIESP”, foram encontrados até o momento quinze (15) correspondências e documentos inéditos sobre a ACIESP no APUA, mostrando que há dados suficientes no acervo para sustentar a pesquisa de Mestrado pretendida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Lauriano Copelli, Universidade Federal de São Paulo

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo

Livre Docente no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2010). Coordenador do GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática. Professor Associado da Universidade Federal de São Paulo.

Referências

AMORIM, Helder Remigio. Arquivar a própria vida: o acervo pessoal Josué de Castro como instrumento para a pesquisa histórica. Interfaces Científicas - Humanas e Sociais, Aracaju, v.6, n.1, p.135-144, jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/3583/2315. Acesso em: 20 mar. 2023.

CUNHA, Maria Teresa Santos. Essa coisa de guardar: homens de letras e acervos pessoais. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, v.12, n.25, p.109-130, maio/ago 2008. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4891583. Acesso em: 08 mar. 2023.

GHEMAT-BRASIL - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática. Ubiratan D’Ambrosio: itinerários da História da Matemática, da Etnomatemática e da Educação Matemática. Rascunho de projeto do grupo (fase de elaboração pelo grupo Ghemat), 2023.

GHEMAT SP - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática de São Paulo. Portal da internet, 2023. Disponível em: https://www.ghemat.com.br/centro-de-documentacao-acervo. Acesso em: 25 mar. 2023

RICOEUR, Paul. A memória, a história e o esquecimento. Campinas, SP: UNICAMP, 2007.

VALENTE, Wagner Rodrigues. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis v. 2, n.1, p.28-49, 2007. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/24766/1/Rodrigues2007Hist%C3%B3ria.pdf. Acesso em: 25 mar. 2023.

VALENTE, Wagner Rodrigues; SILVA, Maria Célia Leme. História da educação matemática no curso primário e formação de professores no Brasil. Dossiê: História da Educação Matemática, Hist. Educ., 24, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/heduc/a/DqtbYft7NBNRHbGVLpLRPHB/?lang=pt. Acesso em: 25/03/2023.

Downloads

Publicado

2023-04-01

Métricas


Visualizações do artigo: 94     pdf downloads: 41

Como Citar

COPELLI, A. L.; VALENTE, W. R. A ACADEMIA DE CIÊNCIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (ACIESP) E A CONSTITUIÇÃO DO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL: uma análise de documentos do Acervo Pessoal de Ubiratan D’Ambrosio (APUA). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–16, 2023. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/237. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

T2 – Resultados parciais – Projetos em desenvolvimento com resultados parciais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)