PIERRE BOURDIEU E A NOÇÃO DE CAMPO: discussões sobre o campo profissional da docência e o expert

Autores

Palavras-chave:

História da educação matemática, Formação de professores, Saberes

Resumo

Este artigo é um recorte da tese de doutorado e tem como objetivo compreender os possíveis diálogos da noção de campo de Pierre Bourdieu com a constituição do campo profissional da docência e dos saberes do ensino e da formação do professor. Trata-se de uma pesquisa histórica, na qual foram considerados como aportes teórico-metodológico os estudos de Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly na discussão sobre campo profissional da docência e os saberes relacionados na constituição desse campo; as formulações de Pierre Bourdieu na compreensão do conceito de campo e agente. Dos resultados preliminares foi possível perceber algumas aproximações especialmente com relação a estrutura do campo os movimentos envolvidos do processo de sua constituição, bem como a ação dos agentes, aqui entendidos como experts.  

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Biografia do Autor

Sidnéia Almeida Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutoranda em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência (UNIFESP), mestra em Educação em Ciências e Matemática (UESC), especialista em Práticas Assertivas em Didática da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos (IFRN), licenciada em Matemática com Enfoque em Informática (UESB)

Luciane de Fatima Bertini, Universidade Federal de São Paulo

Pós- doutorado na Université de Limoges, doutora em Educação (UFSCar), mestra em Educação (UFSCar), Licenciatura em Matemática (UFSCar), Professora na UNIFESP.

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Publicado

2023-04-01

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Como Citar

SILVA, S. A.; BERTINI, L. de F. PIERRE BOURDIEU E A NOÇÃO DE CAMPO: discussões sobre o campo profissional da docência e o expert. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–14, 2023. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/182. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

T1 – Propostas – Projetos em desenvolvimento sem resultados parciais

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