A COLEÇÃO MATEMÁTICA PRODUZIDA EM TEMPOS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA

circulação e utilização de propostas para o ensino de Geometria

Autores

Palavras-chave:

Movimento da Matemática Moderna, Livro didático, Geometria

Resumo

Neste artigo, tem-se por objetivo explicitar o modo como em diferentes instituições educacionais, a coleção Matemática foi utilizada para o ensino de Geometria, dando destaque a indícios de sua circulação. Considera-se como aportes teórico-metodológicos, Roger Chartier, na compreensão de um modo de fazer alinhado com as bases da História Cultural e Dominique Julia nos estudos da cultura escolar. A fonte privilegiada nesta pesquisa é a coleção Matemática, analisada em diálogo com o Guia do Professor, ambos produzidos na primeira metade da década de 1970, além das narrativas de professores e estudantes que utilizaram os livros didáticos da referida coleção. Os resultados ora apresentados indicam que essa produção didática foi utilizada por um período superior a três décadas, com circulação em pelo menos três estados brasileiros, em diferentes instituições de ensino, de nível Secundário e Superior. Na Geometria proposta nessa coleção há destaque ao estudo da Geometria afim do espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidnéia Almeida Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) / Graduada em Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Larissa Pinca Sarro Gomes, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) / Mestra em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP) / Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia, Brasil

Martha Raíssa Iane Santana da Silva, Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) / Doutorado sanduíche Université Paris Sud (SIGLA) / Mestra em em Ciências: educação e saúde na infância e na adolescência (UNIFESP) / Graduação em Pedagoga pela Faculdade Social da Bahia (SIGLA). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática, Osasco, São Paulo, Brasil

Referências

CATUNDA, Omar et al. Matemática, 2º ciclo: ensino atualizado, guia do professor. 1. ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1975. 150 p. 55.

CATUNDA, Omar. A Introdução dos Conceitos no Ensino da Matemática. In: História & Educação Matemática, Rio Claro, v.1, n.1, jan-jun 2001, p.54. Artigo publicado originalmente na Revista Ciência e Cultura, v.IX, n.1, 1957.

CATUNDA, Omar. La Preparacion de Profesores de Matemáticas. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, I, 1961, Bogota. Primeira Conferencia Inter-Americana sobre la Educacion de las Matematicas, Anais. FEHR, H.F. (org.). BUREAU OF PUBLICATIONS: Teachers College, Columbia University, 1962, p.64-73.

CHARTIER, Roger. A História Cultural ⎯ entre práticas e representações, Lisboa: DIFEL, 1990.

CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. Tradução de Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. 80 p.

CHARTIER, Roger. “Escutar os mortos com os olhos”. Estudos Avançados, v. 24 n. 69, p. 6-30, jan. 2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/eav/article/view/10510/12252. Acesso em: 31 jul. 2020.

DANTAS, Martha M. S. Uma mestra e sua vida. Cadernos do IFUBA, Salvador, v.6, n.1-2, out.1993.

DIAS, André Luis M. Engenheiros, mulheres, matemáticos: Interesses e disputas na profissionalização da matemática na Bahia (1896-1968). São Paulo, 2002. 308 p. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2002.

DIAS, André Luis M. O Movimento da Matemática Moderna: uma rede internacional científica-pedagógica no período da Guerra Fria. In: ESOCITE - Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias, 7., 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: www.necso.ufrj.br/esocite2008/trabalhos/35892.doc. Acesso em: 26 jul. 2019.

FREIRE, Inês Angélica. Ensino de matemática: iniciativas inovadoras no Centro de Ensino de Ciências da Bahia (1965-1970). 2009. 102 f. Dissertação (mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia; Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2009.

GOMES, Larissa P. Sarro. Entre a exposição e a descoberta: a coleção matemática e as práticas escolares relacionadas à sua utilização no Instituto Nossa Senhora da Piedade. 2014. 257 f. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.

GOMES, Larissa P. Sarro. Entre a exposição e a descoberta: contribuições de Martha Dantas para o ensino de Matemática nas escolas. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2016, vol.22, n.3, pp.741-755. ISSN 1980-850X. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320160030012. Acesso em: 02 jun. 2019.

GUIMARÃES, Henrique M. Por uma matemática nova nas escolas secundárias – Perspectivas e orientações curriculares da matemática moderna. In: MATOS, José Manuel e VALENTE, Wagner Rodrigues (orgs). A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: Primeiros Estudos. São Paulo: Editora Da Vinci, 2007. p. 21-45.

JULIA, Dominique A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-44, 2001.

OLIVEIRA, Fábio Donizeti de. Análise de textos didáticos de Matemática: um mapeamento e uma proposta metodológica fundada numa perspectiva hermenêutica. Bolema, Rio Claro, v. 23, n. 35B, p.477-496, 2010. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/3763/3163>. Acesso em: 02 jun. 2019.

OLIVEIRA, Maria C. A.; SILVA, Maria C. L.; VALENTE, Wagner R. (Org.). O Movimento da matemática moderna: história de uma revolução curricular. Juiz de Fora: UFJF, 2011.

PINTO, Thiago P.; SILVA, Carla Regina M. da; SANTOS, Edilene S. C. dos; GONZALES, Kátia G. Um olhar múltiplo para os trabalhos apresentados nas sessões coordenadas do IV ENAPHEM: uso e mobilização de fontes. In: LEME DA SILVA, Maria Celia; PINTO, Thiago Pedro (Org.). História da Educação Matemática e Formação de Professores: aproximações possíveis. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020. p. 222.

SILVA, Sidnéia A; GOMES Larissa P. S; SILVA, Martha Raíssa Iane, S. da. Ensino de Geometria e Movimento da Matemática Moderna: uma análise de histórias produzidas nas pesquisas acadêmicas. Tangram – Revista de Educação Matemática, 2021a. No prelo.

SILVA, Sidnéia A; GOMES Larissa P. S; SILVA, Martha Raíssa Iane, S. da. Livros didáticos para o segundo ciclo do Ensino Secundário: uma proposta para o ensino de Geometria na Bahia na década de 1970. 2021b. No prelo.

VALENTE, Wagner R. Oito temas sobre História da Educação Matemática. REMATEC: Revista de Educação Matemática, Ensino e Cultura, v. 8, n. 12, p. 22-50, jan./jun. 2013.

VALENTE, Wagner R. Livro didático e educação matemática: uma história inseparável. Zetetike, Campinas, SP, v. 16, n. 2, 2009. DOI: 0.20396/zet.v16i30.8646894. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646894. Acesso em: 15 abr. 2021.

VALENTE, Wagner Rodrigues. (org.) A matemática moderna nas escolas do Brasil e Portugal: primeiros estudos. São Paulo: Editora Da Vinci/Capes/Ghemat, 2007. p. 21-45.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Métricas


Visualizações do artigo: 100     PDF downloads: 69

Como Citar

SILVA, S. A.; GOMES, L. P. S.; SILVA, M. R. I. S. da . A COLEÇÃO MATEMÁTICA PRODUZIDA EM TEMPOS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA: circulação e utilização de propostas para o ensino de Geometria . Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–16, 2021. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/66. Acesso em: 16 maio. 2024.