A CONSTITUIÇÃO DA DISCIPLINA PRÉ-CÁLCULO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA - BAHIA A PARTIR DO ANO DE 2004

Autores

Palavras-chave:

Cálculo, Formação de professores de matemática, História

Resumo

Este texto corresponde a um trabalho de Iniciação Científica, em fase inicial, que tem como objetivo investigar, por meio de entrevistas, os cenários configurados para a constituição da disciplina Pré-Cálculo como uma componente curricular ofertada no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Feira de Santana, a partir do ano de 2004. Nessa fase inicial, o olhar está voltado para o fato de que os conteúdos matemáticos da educação básica foram institucionalizados na disciplina Pré-Cálculo visando dar uma maior significação aos estudos da matemática superior, principalmente, do Cálculo, mas esse movimento parece não refletir na prática docente na escola básica. Para tanto, buscar-se-á fazer uma apropriação dos debates teóricos, metodológicos e epistemológicos do campo da história e da história da educação matemática, bem como estabelecer um diálogo com uma literatura vigente a partir de interrogações às fontes históricas escritas e orais.

 

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Biografia do Autor

Ian Vitor Reis dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduando em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

Eliene Barbosa Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana (UFBA/UEFS). Professora titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil.

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Publicado

2022-04-21

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Como Citar

SANTOS, I. V. R. dos .; LIMA, E. B. A CONSTITUIÇÃO DA DISCIPLINA PRÉ-CÁLCULO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA - BAHIA A PARTIR DO ANO DE 2004 . Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–12, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/142. Acesso em: 29 abr. 2024.

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