VARIÁVEIS EM MOVIMENTO: problematizações históricas para o estudo de Cálculo na formação inicial de professores de matemática

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Palavras-chave:

Variável, Cálculo, História para o ensino de matemática, Formação de professores

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Biografia do Autor

Luciana Bertholdi Machado, Universidade do Estado de Mato Grosso: Barra do Bugres, MT.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2008) e mestrado em Matemática Universitária (Área de Matemática do Ensino Superior) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2012). Doutorado em andamento pelo programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC. Professora Assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, atuando na área de Cálculo Diferencial e Integral. Membro do grupo de pesquisa Prática Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM). Membro do Conselho Municipal de Educação de Barra do Bugres/MT (CEB).

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará: Belém, PA.

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA).

Referências

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Publicado

2024-04-19

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Como Citar

BERTHOLDI MACHADO, L.; ABREU MENDES, I. VARIÁVEIS EM MOVIMENTO: problematizações históricas para o estudo de Cálculo na formação inicial de professores de matemática. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–6, 2024. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/317. Acesso em: 15 maio. 2024.