EPISTEMOLOGIAS E ARGUMENTOS FUNDAMENTADORES DE TESES E DISSERTAÇÕES EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA (1990 A 2020)

Autores

Palavras-chave:

história da matemática; ensino de matemática; epistemologia matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará - UFPA

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). 

Referências

CREPHIMat - Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática. (Repositório digital de produções científicas sobre História da Matemática). Disponível em https://crephimat.com.br/centro .Acesso em 18 de julho de 2022.

MENDES, Iran Abreu. Ensino de Matemática por atividades: uma aliança entre o Construtivismo e a História da Matemática. Orientador: Jonh Andrew Fossa. Tese. (Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal, 2001.

MENDES, Iran Abreu. Ensino de Trigonometria através de atividades históricas. Orientador: Prof. Ph.D John A. Fossa. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Natal, 1997.

MENDES, Iran Abreu. Usos da História no Ensino de Matemática: reflexões teóricas e experiências. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2022.

MIGUEL, Antônio. Três estudos sobre História e Educação Matemática. Orientador: Lafayette de Moraes. Tese. (Programa de Pós-graduação em Educação). UNICAMP. Campinas – SP, 1993.

SANCHEZ GAMBOA, Silvio. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. 3 ed. Chapecó-SC: Argos, 2018.

Downloads

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 16     PDF downloads: 13

Como Citar

FACCIO, T.; ABREU MENDES, I. EPISTEMOLOGIAS E ARGUMENTOS FUNDAMENTADORES DE TESES E DISSERTAÇÕES EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA (1990 A 2020). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–10, 2024. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/339. Acesso em: 15 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.