CARACTERIZAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ORIENTADAS POR UBIRATAN D’AMBROSIO

Autores

Palavras-chave:

Ubiratan D'Ambrosio, História da Educação Matemática, Dissertações e Teses

Resumo

Ao longo de sua trajetória profissional, Ubiratan D’Ambrosio atuou como professor, diretor, pesquisador, escritor etc, e orientador de inúmeras dissertações de mestrado e teses de doutorado, na área da Educação Matemática: Etnomatemática, História e Epistemologia da Matemática (HEpM), História da Educação Matemática (HEdM), História para o ensino da Matemática (HEnM), História da Ciência e em Educação e Transdisciplinaridade. Com base em uma pesquisa bibliográfica exploratória, neste trabalho caracterizamos os 19 trabalhos (dissertações e teses) em HEdM, orientados por D’Ambrosio, entre 1994 e 2017. Os resultados obtidos nos levaram a asseverar que os trabalhos orientados por D’Ambrosio, se caracterizam por um tipo de agenciamento estabelecido pelo orientador em diálogo com seus orientandos, indicando indícios de seu compromisso e preocupação com a escrita de uma história (historiografia) de coletivos e estilos de pensamento, estabelecidos no Brasil, em termos de instituição e institucionalização da cultura matemática em instituições acadêmicas e educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Marcos Fabrício Ferreira Pereira, SEDUC/PA

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor na Secretaria de Educação do Pará (SEDUC), Belém, Pará, Brasil.

Referências

AMATI, Wladimir Mendes. A contribuição de Jose Fernandes Pinto Alpoim no ensino das técnicas aplicadas a geometria e a ciência no exame de bombeiros. 2010. 81 f. Dissertação (Mestrado História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2010.

BRITO, Arlete de Jesus; MIORIM, Maria Ângela. A institucionalização da História da Educação Matemática. In: GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Pesquisa em história da educação matemática no Brasil. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016. (Coleção história da matemática para professores).

CARVALHO, Rosália Policarpo Fagundes de. A aritmética no ensino primário de Brasília: 1957-1970. 2017. 226 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2017.

CASTRO, Márcia Prado. O projeto Minerva e o Desafio de Ensinar Matemática via Rádio. 2007. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2007.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2008.

CHARTIER, R. O mundo como representação. Tradução de Andréa Daher e Zenir Campos Reis. Estudos Avançados, São Paulo: USP, 11(5), p. 173-191, 1991.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre: Panonina, n. 2, 1990, p. 177-229.

CHOPPIN, Alain. Pasado y presente de los manuales escolares. In: BERRIO, J.R. La cultura escolar de Europa: tendências históricas emergentes. Madrid: Biblioteca Nueva, 2000. cap. 3, p. 107-141.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, p. 549-566, set.-dez. 2004.

COELHO, Sonia Regina. A Escola Mixta da Cachoeira Grande Em Presidente Prudente: Um panorama histórico. 2015. 234 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2015.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.

FIORENTINI, Dario. Rumos da pesquisa brasileira em Educação Matemática: o caso da produção cientifica em cursos de pós-graduação. 1994. 425 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1994

FLECK, Ludwik. Gênese e Desenvolvimento de um Fato Científico: introdução à doutrina do estilo de pensamento e do coletivo de pensamento [1935]. Tradução Georg Otte e Mariana Camilo de Oliveira. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

FRAGO, A.V. Sistemas educativos, culturas escolares e reformas. Portugal: Edições Pedago, 2007.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

JULIA, D. A Cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Sociedade Brasileira de História da Educação, Curitiba, p. 9-43, jan.-jun. 2001.

MENDES, Iran Abreu. História da matemática no Ensino: entre trajetórias profissionais, epistemologias e pesquisas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.

MOREIRA, Eline Dias. Um olhar sobre a história da matemática no Brasil do descobrimento à “Escola Rural Tertuliano Dias Moreira”. 2013. 219 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2013.

NETO, Sebastião. Joaquim Gomes de Souza e sua proposta de reforma do currículo da Escola Central. 2008. 170 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2008.

NEVES, Edna Roséle da Conceição. Uma Trajetória pela História da Atividade Editorial Brasileira: Livro Didático de Matemática, Autores e Editoras. 2005. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2005.

NOBRE, Sergio. Ubiratan D’Ambrosio (1932–2021) – In Memoriam. Revista Brasileira de História da Matemática – Vol. 21, nº 41 – pp. 1–10, 2021.

OLIVEIRA, Cristiane Coppe de. Do Menino “Julinho” à “Malba Tahan”: uma viagem pelo oásis do ensino da matemática. 2001. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2001

OLIVEIRA, Cristiane Coppe de. A sombra do arco-íris: um estudo histórico/mitocrítico do discurso pedagógico de Malba Tahan. 2007. 171 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2007.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 6. ed.: Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

OLIVEIRA FILHO, Francisco de. A matemática do colégio: livros didáticos e história de uma disciplina escolar. 2013. 562 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2013.

PACHECO, Edilson Roberto. Sobre condição judaica e matemática. 2005. 259 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006.

PIMENTEL, Augusto Cesár Aguiar. Praça da Matemática: As faces da História na Construção de um Monumento. 2008. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2008.

RAMOS, Gloria Maria Alves Uma história do ensino da matemática nas séries iniciais do Colégio Pedro II (1984 – 2009). 2012. 212 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirantes de São Paulo, São Paulo, 2012.

SILVA, Lenira Pereira da. Matemática a distância no Brasil em suas origens: uma visita ao curso de aritmética comercial da Universidade do ar (1947-1961). 2015. 300 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirantes de São Paulo, São Paulo, 2015.

TÁBOAS, Plínio Zornoff. Luigi Fantappiè: influências na matemática brasileira. Um estudo de história como contribuição para a educação matemática. 2005. 212 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2005.

TEIXEIRA, B. R. O estágio supervisionado e o desenvolvimento profissional de futuros professores de matemática: uma análise a respeito da identidade profissional docente. 2013. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.

TRIVIZOLI, Lucieli M. Sociedade de Matemática de São Paulo: um estudo histórico-institucional. 2008. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2008.

TRIVIZOLI, Lucieli M. Intercâmbios acadêmicos matemáticos entre EUA e Brasil: uma globalização do saber. 2011. 159 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2011.

VERGANI, Teresa. Educação Etnomatemática: o que é? Lisboa: Pandora, 2000.

VERGANI, Teresa. Educação Etnomatemática: o que é? 2. ed. Natal: Editorial Flecha do tempo, 2007.

ZICCARDI, Lydia Rossana Nocchi. O curso de matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: uma história de sua construção/desenvolvimento/legitimação. 2009. 408 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2009.

Downloads

Publicado

2023-04-17

Métricas


Visualizações do artigo: 65     pdf downloads: 25

Como Citar

MENDES, I. A.; PEREIRA, M. F. F. CARACTERIZAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ORIENTADAS POR UBIRATAN D’AMBROSIO. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–15, 2023. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/239. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

T2 – Resultados parciais – Projetos em desenvolvimento com resultados parciais