GEOMETRIA NO ENSINO PRIMÁRIO: de que tratam as dissertações e teses publicadas entre 1900 a 2020

Autores

Palavras-chave:

Geometria, Ensino Primário, Dissertações e Teses

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar e comentar dissertações e teses que tratam sobre a Geometria no ensino primário, publicadas no período de 1990 a 2020. É uma pesquisa qualitativa que faz parte de uma pesquisa de doutorado que procura traçar um panorama da produção brasileira no período. A pesquisa realizada é do tipo bibliográfica e têm como objeto de investigação empírica dissertações e teses disponíveis no acervo do Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática (CREPHIMat). Identificou-se a existência de 87 produções (60 dissertações e 27 teses), nas quais 5 dissertações e 1 tese que (re)contam uma história a partir de diferentes fontes, como por exemplo: instituições, formas de ensino, programas de cursos, as investigações sobre os seus saberes elementares. Dessa forma, os resultados parciais demonstram evidências de saberes para o ensino e formação e professores nos trabalhos analisados.

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Biografia do Autor

Romulo Everton de Carvalho Moia, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA). Técnico na Universidade Federal do Pará (UFPA), Cametá, Pará, Brasil.

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor efetivo da Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

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Publicado

2022-04-21

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Como Citar

MOIA, R. E. de C.; MENDES, I. A. GEOMETRIA NO ENSINO PRIMÁRIO: de que tratam as dissertações e teses publicadas entre 1900 a 2020. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–15, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/141. Acesso em: 15 maio. 2024.