UMA HISTÓRIA DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ACRE NO PERÍODO DE 1962-1991

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Historiografia, História da educação matemática

Resumo

A presente pesquisa visa investigar o processo de mudanças na formação de professores do curso de licenciatura em matemática no Estado do Acre, levando em consideração o período de, 1962-1991. Analisando o movimento de organização e as relações entre a formação de professores na licenciatura – UFAC e o ensino de matemática trabalhado na educação básica, antigo ensino secundário. Autores como Burke, Chartier, Chervel, De Certeau, Le Goff, Hofstetter, Schneuwly e Valente, bem como nos estudos e pesquisas do acervo e repositório do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (Ghemat) darão sustentação no aporte teórico-metodológico. Os caminhos metodológicos percorrerão pela historiografia, a sócio-história e a História da Educação Matemática, buscando a historicidade nos documentos oficiais, bem como verificar as tensões existentes entre o campo disciplinar matemático, o campo profissional da docência e as ciências da educação.

 

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Biografia do Autor

Paulo Jose dos Santos Pereira, Instituto Federal do Acre

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC, da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT, Polo UEA/Universidade do Estado do Amazonas. Professor EBTT/Matemática do Instituto Federal do Acre – IFAC, Campus Rio Branco, Rio Branco – AC, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores que Ensinam Ciências e Matemática – FORPROCIM

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo

Professor Adjunto Livre Docente do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenador do GHEMAT – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática

Referências

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Publicado

2021-04-30

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Como Citar

PEREIRA, P. J. dos S. .; VALENTE, W. R. UMA HISTÓRIA DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ACRE NO PERÍODO DE 1962-1991. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–14, 2021. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/74. Acesso em: 29 abr. 2024.

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