EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO: uma análise a partir de documentos nacionais e paranaenses

Autores

Palavras-chave:

Ensino Médio, Educação Financeira, Ensino Fundamental, Saberes Profissionais

Resumo

Este estudo, proposto para dois Projetos de Iniciação Científica, pretende investigar, em um deles, a presença da educação financeira nas propostas escolares, bem como a abordagem indicada para o ensino desse tema, nos anos finais do Ensino fundamental. No outro, o mesmo tema será abordado no Ensino Médio. Os documentos que serão utilizados como fontes principais são: a Base Nacional Comum Curricular (2018), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1996) e o Currículo para a Escola Básica do estado do Paraná (1990). Tratando-se de uma pesquisa em História da educação Matemática, os escritos de Valente (2020), Pinto (2014), Vidal (2010) e Mendes (2015) serão suporte. Entendendo que a cultura, a cultura escolar e a história das disciplinas estarão presentes nos estudos, os escritos de Bitencourt (2003), Chartier (1990) e Chervel (1990) nortearão a pesquisa. A pesquisa terá como metodologias: a história oral (MEIHY E HOLANDA, 2020) e a pesquisa exploratória e explicativa (LAKATOS, 2003). Pretende-se, assim, entender a inserção da educação financeira na Educação Básica.

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Biografia do Autor

Liceia Alves Pires, UNESPAR

Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Professora na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Paranaguá), cidade de Paranaguá, estado do Paraná, Brasil.

Mariliza Simonete Portela, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Doutora em Educação pela Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Professora efetiva na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Paranaguá),  cidade de Paranaguá, estado do Paraná, Brasil.

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Publicado

2023-04-01

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Como Citar

PIRES, L. A.; PORTELA, M. S. EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO: uma análise a partir de documentos nacionais e paranaenses. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–10, 2023. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/203. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

T1 – Propostas – Projetos em desenvolvimento sem resultados parciais