O CONTEÚDO DE CÂMBIO E SUA ABORDAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS ENTRE OS ANOS DE 1960 A 2020

Autores

Palavras-chave:

Matemática Financeira, Câmbio, Livro Didático

Resumo

O trabalho, oriundo de uma pesquisa de Iniciação Científica, iniciado em setembro de 2022, em uma Universidade do Estado do Paraná, no âmbito da História das Disciplinas Escolares, tem como objetivo entender a trajetória do conteúdo referente a câmbio, que foi abordado na disciplina de Matemática Financeira nos cursos técnicos e superiores. A pesquisa ocorrerá através de análise de livros e de documentos oficiais da educação, sob a luz da história cultural e das História das Disciplinas escolares. Esse entendimento perpassa pela hipótese de que o conteúdo tenha sofrido mudanças na forma como foi abordado nos livros de Matemática e de Matemática Financeira, entre os anos de 1960 a 2020, devido a fatores externos, entre os quais econômicos e tecnológicos que tiveram influência sobre a forma de abordagem do conteúdo. Ao final desta pesquisa espera-se entender como o assunto de câmbio foi abordado em livros ao longo dos anos.

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Biografia do Autor

Talita Ferreira da Silva Bruguer, Universidade Estadual do Paraná

Acadêmica do Curso Licenciatura em Matemática na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Paranaguá, Paraná, Brasil.

Liceia Alves Pires, Universidade Estadual do Paraná

Doutorado em Educação pela PUC-PR. Professora da Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranaguá, Paraná, Brasil.

Sérgio Candido Gouveia Neto, Universidade Federal de Rondônia

Doutorando em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Claro). Professor Adjunto na Fundação Universidade Federal de Rondônia- Campus Vilhena, Rondônia, Brasil.

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Publicado

2022-04-07

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Como Citar

BRUGUER, T. F. da S. .; PIRES, L. A.; GOUVEIA NETO, S. C. . O CONTEÚDO DE CÂMBIO E SUA ABORDAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS ENTRE OS ANOS DE 1960 A 2020. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–11, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/116. Acesso em: 16 maio. 2024.