MÉTODOS E SABERES MOBILIZADOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA NO PRIMEIRO GRAU: Paraná (1970-1990)

Autores

Palavras-chave:

História da educação matemática, Saberes e métodos de ensino, Ensino de matemática

Resumo

Este resumo expõe de maneira abreviada uma pesquisa em curso no Grupo de Pesquisas, que tem como objetivo a inserção de futuros docentes na pesquisa histórica. O tema proposto é a investigação dos métodos e saberes mobilizados para ensinar matemática apontados em documentos oficiais para a melhoria do ensino público do estado do Paraná (1990). O principal documento de análise é o Currículo Básico, divulgado nesse mesmo ano, para normatizar o ensino. O estudo inclui fontes documentais paranaenses das décadas de 1970/1980/1990, disponíveis no Repositório Institucional da UFSC e estabelece como base teórico-metodológica o acervo e a produção em História da educação matemática (Hem). Como problema de pesquisa estabeleceu-se investigar: Quais eram as mobilizações propostas para a melhoria do ensino e como se apresentaram nos saberes para ensinar matemática nas propostas oficiais de 1970/80/90? Até o momento, a pesquisa mostra que entre os ideais presentes está a competência profissional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariliza Simonete Portela, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR). Professor na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR-PR), Paranaguá, Paraná, Brasil.

Liceia Alves Pires, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR). Professor na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR-PR), Paranaguá, Paraná, Brasil.

Referências

BORER, V. L. Saberes: uma questão crucial para a institucionalização da formação de professores. In: HOFESTETTER, R.; WALENTE, W. R. (Org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. 1 ed. p. 173-199.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei n. 5.692/71.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, 2, 177-229.

COSTA, R, R. A Capacitação dos professores que ensinavam matemática no estado do Paraná (1961-1982). Tese. PUC PR 2013.

FIORENTINI, D. LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Departamento de Ensino de primeiro Grau. Revista Currículo. Curitiba, 1973.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Departamento de Ensino de primeiro Grau. Currículo básico para a escola pública do Paraná. Curitiba, 1990.

PINTO, N. B. História das disciplinas escolares: reflexão sobre aspectos teórico-metodológicos de uma prática historiográfica. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 17, Jan./abr., 2014.

SAVIANI, D, História das Ideias Pedagógicas no Brasil. (Coleção Memórias da Educação) 3. ed. ver. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

TARDIF, M. Prefácio. In: WALENTE, W. R. (Org.). Ciências da educação, campos disciplinares e profissionalização: saberes em debate para a
formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020. 1 ed. p. 7-12.

VALENTE, W. R. Matemática, educação e história da matemática: campos disciplinares e o saber profissional do professor que ensina matemática. In: WALENTE, W. R. (Org.). Ciências da educação, campos disciplinares e profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020. 1 ed. p. 189-210.

Downloads

Publicado

2022-04-07

Métricas


Visualizações do artigo: 92     PDF downloads: 77

Como Citar

PORTELA, M. S. .; PIRES, L. A. MÉTODOS E SABERES MOBILIZADOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA NO PRIMEIRO GRAU: Paraná (1970-1990). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–15, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/121. Acesso em: 16 maio. 2024.