A GEOMETRIA ENSINADA NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES DE SANTA CATARINA, 1952-1953

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores, Saberes Profissionais, Geometria Ensinada, Ensino Primário

Resumo

A tese em andamento, tem como objetivo caracterizar a Geometria Ensinada, a partir dos Cadernos Escolares do ensino primário, 1950-1960. Enquanto referencial teórico-metodológico utilizou-se os estudos de Valente (2019) para compreender historicamente os saberes profissionais da docência, objetivados em termos de legislações e decretos, com foco nos processos e dinâmicas constituintes do saber profissional do professor que ensina matemática. Para tornar inteligíveis processos constituintes da matemática a ensinar e da Matemática para ensinar e suas dinâmicas de articulação, buscou-se os estudos de Hofstetter e Valente (2017); Bertini, Morais e Valente (2017). No que concerne à matemática ensinada, buscou-se os estudos de Novaes, Bertini, Siqueira Filho (2017); Bertini (2019). Os resultados parciais apontam que a Geometria Ensinada no Ensino Primário, estava pautada no ensino das linhas, ângulos e formas geométricas sem auxílio de régua, á mão livre.

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Biografia do Autor

José Erisvaldo Lessa Vieira, Universidade Federal de São Paulo

Doutorando em Ciências pela UNIFESP. Professor de Matemática, SEE - Mauá, São Paulo, Brasil.

Luciane de Fatima Bertini, Universidade Federal de São Paulo

Pós-Doutoramento Université de Limoges – França. Doutorado em Educação pela UNIFESP. Professora Adjunta CII na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Diadema, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2022-04-07

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Como Citar

VIEIRA, J. E. L.; BERTINI, L. de F. A GEOMETRIA ENSINADA NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES DE SANTA CATARINA, 1952-1953. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–16, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/112. Acesso em: 16 maio. 2024.