A CIRCULAÇÃO DE SABERES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: estudos da documentação do arquivo pessoal Ubiratan D'Ambrosio (APUA)

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Ubiratan D'Ambrosio, Ciências e Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Ana Carolina Costa Pereira possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Atua como docente adjunta do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará; e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Ela é Coordenadora do Curso de licenciatura em Matemática, modalidade semi-presencial da UECE/EAD, Coordenadora da área da Matemática do Projeto Areninha junto a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Matemática realizado em parceria com a Fundação Lemann e a Universidade de Stanford, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e editora do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). É vice-diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional do Ceará (SBEMCE) e Secretária Executiva da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação de professores de matemática e na interface entre história e ensino de matemática.

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Engenharia (Escola Politécnica) pela Universidade de São Paulo (1979) e Pedagogia pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes (1987), mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo/ INRP- Paris (1997). Pós-Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Livre Docente no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (2010). Professor da Universidade Nova de Lisboa, Portugal (2008/2009). Realizou estágio-pesquisa FAPESP na Université de Genève, Suíça, junto à Équipe de Recherche en Histoire des Sciences de lÉducation (ERHISE) em 2015 e 2017. Presidente do GHEMAT Brasil - Grupo Associado de Estudos e Pesquisas em Historia da Educação Matemática (ghemat-brasil.com.br). Coordenador do GHEMAT-SP (ghemat.com.br). Professor Associado Livre Docente da Universidade Federal de São Paulo.

Referências

BURKE, P. A Escola dos Annales (1929-1989): a revolução francesa da historiografia. Trad. Nilo Odalia. 2ª ed. São Paulo: Editora da Unesp, 2010.

CHARTIER, R. (Org.). La correspondance: les usages de la lettre au XIXe. siècle. Paris: Fayard, 1991.

D’AMBROSIO, U. Uma síntese do Programa Experimental de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UNICAMP/OEA/MEC (1975 a 1984). In: NARDI, R.; GONÇALVES, T. V. O. (Orgs.). A Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014. p. 56-84.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Breve história da Educação Matemática enquanto

campo profissional e científico. In: FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. (Orgs.) Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, p. 15-40, 2007.

GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano editora, 2002.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São

Paulo, EPU, 1986.

MEGIB NETO, J. Origens e desenvolvimento do campo de pesquisa em educação em ciências no Brasil In: NARDI, R.; GONÇALVES, T. V. O. (Orgs.). A Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014. p. 98-139.

MIRANDA, G. A. Passos embrionários da pesquisa em Educação Matemática no Brasil:

personagens e produções do primeiro mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da

Unicamp. Anais do 6º Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática,

Pirenópolis: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, p. 1-12, 2015.

NARDI, R. A pós-graduação em ensino de ciências e matemática no Brasil, o ensino de ciências e as licenciaturas na área: encontros e desencontros. Revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED, n, 30, p. 53-67, 2011. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/1098. Acesso em: 4 de março de 2024.

NARDI, R.; GONÇALVES, T. V. O. (Orgs.). A Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.

VALENTE, W. R. O Centro de Documentação do GHEMAT-Brasil como laboratório para

pesquisas: APUA – Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio e sua correspondência epistolar. Revista Paradigma, Venezuela, Vol. XLIV, p. 277-296, 2023.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 8     PDF downloads: 8

Como Citar

NOGUEIRA DE OLIVEIRA, A.; COSTA PEREIRA, A. C.; RODRIGUES VALENTE, W. A CIRCULAÇÃO DE SABERES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: estudos da documentação do arquivo pessoal Ubiratan D’Ambrosio (APUA). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/266. Acesso em: 15 maio. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores