ARQUIVO PESSOAL UBIRATAN D’AMBROSIO: uma análise dos preâmbulos da educação tecnológica nas aulas de matemática

Autores

Palavras-chave:

Arquivo pessoal. APUA. Educação Matemática. Educação Tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Valente, Unifesp

graduação em Engenharia (Escola Politécnica) pela Universidade de São Paulo (1979) e Pedagogia pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes (1987), mestrado em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo/INRP-Paris (1997). Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Livre Docente no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (2010). Coordenador do GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (www.unifesp.br/centros/ghemat). Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática. Coordenador pelo lado brasileiro de projeto de cooperação internacional CAPES-GRICES (Brasil-Portugal) (2006-2009).Coordenador pelo lado brasileiro de projeto de cooperação internacional CAPES-COFECUB (Brasil-França) (2014-2017). Coordenador Científico do I ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (2012). Presidente da Comissão Científica do XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática (Curitiba, 2013). Membro da Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2011-2013). Coordenador de Matemática do Projeto Livres - Banco de Dados de Livros Escolares Brasileiros (1810 a 2005). Editor da Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - RIPEM (2011-2013). Coeditor do International Journal for Research in Mathematics Education - RIPEM (2013-2016). Co-organizador das Jornadas de Estudos - L´Enseignement des mathématiques à l´école primaire en France et au Brésil - Univ. Paris SUD, Centre Scientifique d´Orsay (junho 2013). Co-presidente do II Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática (México, 2013). Membro do Comitê de Avaliação Externa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, desde 2011. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de História da Matemática (2015-2019). Editor da HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática. Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: livro didático de matemática, didática da matemática, história da educação matemática e história da matemática.

Referências

Bellotto, H. L. (2004). Arquivos permanentes: tratamento documental. 2. ed. Ver e ampl. Rio de Janeiro: Ed. FGV.

D’Ambrosio, U (1986). Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. São Paulo: Summus; Campinas: Ed. da Universidade Estadual de Campinas.

D’Ambrosio, U (2002). . Educação matemática, tecnologia e sociedade. Conferência no VII EPREM, Foz do Iguaçu. Disponível em < http://www.sbemparana.com.br/arquivos/anais/epremvii/palestras/palestra_de_abertura.pdf> Acesso em: 08 de jan de 2023.

Faria Filho, L. M. et al. (1998). Educação, modernidade e civilização. Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Prado, R. C. (2003) Do engenheiro ao licenciado: os concursos à cátedra do Colégio Pedro II e as modificações do saber do professor de matemática do ensino secundário. 2003. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

Prado, R. C. (2018). As Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo: um histórico da instituição e aspectos relativos ao ensino de Matemática nela praticado. Tese de Doutorado em Educação para Ciência. Bauru: Universidade Estadual Paulista.

Valente, W. R. (2001): História da Educação Matemática no Brasil, 1920 – 1960. Projeto de Pesquisa. São Paulo: PUC – FAPESP.

Valente, W. R. (2007). Ubiratan D’Ambrosio – conversas, memórias, vida acadêmica, etnomatemática, história da matemática, inventário sumário do arquivo pessoal. São Paulo: Annablume/CNPq.

Valente, W. R. (2020). Matemática, Educação e História da Educação Matemática: campos disciplinares e o saber profissional do professor que ensina matemática. In: Valente, Wagner Rodrigues (Org.). Ciências da Educação, Campos Disciplinares e Profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. São Paulo: L F Editorial. p. 187-210.

Valente, W. R. (Org.) (2004). Euclides Roxo e a Modernização do Ensino de Matemática no Brasil. Brasília: Editora da Universidade de Brasília.

Valente, W. R. (2023). O Centro de Documentação do GHEMAT-Brasil como laboratório para pesquisas: APUA – Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio e sua correspondência epistolar. PARADIGMA, 277–296.

Downloads

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 18     PDF downloads: 13

Como Citar

DE CASTRO PRADO, R. .; RODRIGUES VALENTE, W. ARQUIVO PESSOAL UBIRATAN D’AMBROSIO: uma análise dos preâmbulos da educação tecnológica nas aulas de matemática : . Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/350. Acesso em: 15 maio. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores