TRANSFORMAÇÕES DOS SABERES DOCENTES PARA O ENSINO PRIMÁRIO DE GEOMETRIA A PARTIR DO LABORATÓRIO DE CURRÍCULO DO RIO DE JANEIRO (1975 A 1983)

Autores

Palavras-chave:

Dienes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Medina de Almeida França , UERJ

  • Atualmente é professora adjunta do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino-DEAE, área educação matemática- UERJ-Maracanã, das disciplinas educação matemática para crianças, jovens e adultos I e II, e do PROPED- Programa de Pós - Graduação em Educação-Instituições, Práticas Educativas e História-UERJ. Pesquisadora do NEPHE-Núcleo de ensino e pesquisa em história da educação-UERJ e do GHEMAT- Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil. Coordenadora do GHEMAT-RIO. Possui graduação em Licenciatura Plena Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), graduação em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2002), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2012). Tem experiência na área de educação, com ênfase na educação matemática, formação de professores e História da educação matemática. Na pesquisa, junto ao GHEMAT e NEPHE, investiga principalmente os seguintes temas: história da educação, história da educação matemática, formação de professores, saberes profissionais dos professores que ensinam matemática

Referências

DIENES, Z. As seis etapas do processo de aprendizagem em matemática. São Paulo: Herder, 1969.

RIO DE JANEIRO (Estado). Decreto n.º 6 de 15 de março de 1975. Estabelece a competência, aprova a estrutura básica da Secretaria de Estado de Educação e Cultura e dá outras providencias. Rio de Janeiro, 1975. Disponível em: http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/decest.nsf/532ff819a4c39de50325681f0061559e/92f86773637bd12403256aa7005bbdf7?OpenDocument. Acessado em 25/03/2023.

VALENTE, W. R. Que geometria ensinar? Uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso) , v. 24, p. 159-178, 2013.

RIO DE JANEIRO (Estado). Secretaria de Estado de Educação e Cultura. Currículos, 4, Proposta metodológica, 1º Grau, 1ª e 2ª séries, 1978. Niterói, Imprensa Oficial, 1978.

CERTEAU, M. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense - Universitária, 1982.

DE CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes do fazer. Trad. De Ephraim Alves. Vozes: Petrópolis, 1994.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A., 2002.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, SP. SBHE/Editora Autores Associados. Jan/jun. nº. 1, 2001.

HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 5     PDF downloads: 4

Como Citar

CAPUTO, D.; MEDINA DE ALMEIDA FRANÇA , D. TRANSFORMAÇÕES DOS SABERES DOCENTES PARA O ENSINO PRIMÁRIO DE GEOMETRIA A PARTIR DO LABORATÓRIO DE CURRÍCULO DO RIO DE JANEIRO (1975 A 1983). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/314. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores