DIENES: saberes “pré-matemáticos” em tempos do movimento da matemática moderna (1960-1980)

Autores

Palavras-chave:

Sistematização de saberes, Movimento da matemática moderna, Zoltan Dienes

Resumo

O estudo investiga por meio da análise sócio-histórica das obras de Dienes e de sugestões de atividades, o movimento de sistematização de um saber a e para ensinar classificação, seriação e ordenação com a utilização dos blocos lógicos, durante o Movimento da Matemática Moderna (1960-1980). Mediante as reflexões realizadas, podemos considerar que um dos saberes objetivados e institucionalizado em programas de ensino brasileiros, foram abordagens das estruturas lógico-matemáticas de maneira concreta, ou seja, com os blocos lógicos construir e concretizar saberes referentes às estruturas lógicas de classificação, seriação e ordenação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Medina França, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor na UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Edilene Simões Costa dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UNB). Professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil.

Referências

BORER, V. L. Os saberes: uma questão crucial para a institucionalização da formação de professores. In: R. Hofstetter & W. R. Valente (orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1961. Disponível em:<http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/129047/lei-de-diretrizes-e-base-de-1961-lei-4024-61>. Acesso 23 jul. 2020.

DIENES, Z.. Conjunto, números e potências. São Paulo: Herder, 1967a.

DIENES, Z.. A matemática moderna no ensino primário. São Paulo: Editora Fundo de Cultura S/A, 1967b.

FISCHER, M. C. B. . Formação de professores em tempos de matemática moderna: uma proposta de investigação histórica. In: Revista Diálogo Educacional, v.8 Curitiba: PUC-PR, 2007.

FRANÇA, D, M.. A Matemática nas séries iniciais: o que mudou (1960-1980)? Curitiba: Appris, 2019.

FRANÇA, D, M. A educação elementar pela pedagogia de Zoltan Dienes. In: Congresso Iberoamericano de História da educação matemática. 3, 2016, SBHMat, Anais... Belém: Brasil, SBHMAt, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/169988. Acesso 23 jul. 2018.

LEME, M. C.; VALENTE, W. R. Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação de professores. In: Educação Matemática Pesquisa, v.15, Número Especial, 2013.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Imitação, jogo e sonho, imagem e representação. (A. Cabral. Trad.). Rio de Janeiro: Zahar, 1971.

PIAGET, J. A Gênese das estruturas lógicas e elementares. Rio de Janeiro: Zahar, 1984.

RIO DE JANEIRO. Secretaria municipal de educação e cultura. Laboratório de currículo. Caderno pedagógico - Iniciação escolar v-6. MEC-FENAME, 1979. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221423 Acesso: 16 fev. 2021

SÃO PAULO. Município. Secretaria de Educação do Município de São Paulo. Modelo de desenvolvimento do currículo-1ª série-MDC. São Paulo, 1976.

SÃO PAULO. Estado Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Guias curriculares. São Paulo, 1975..

SÃO PAULO. Estado. Secretaria do Estado da Educação. Subsídio para a implementação do Guia Curricular de Matemática - Álgebra para o 1º grau de 1ª a 4ª série. São Paulo: SEESP, 1976. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201998?show=full. Acesso fev. 2020.

SOARES, E. Zoltan Paul Dienes e o sistema de numeração decimal na cultura escolar paranaense (1960-1989). Tese Doutorado em Educação. Pontifícia Universidade Católica. PUC. Curitiba, 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Repositório Institucional. APLBS - Arquivo Pessoal Lucília Bechara Sanchez. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/1769. Acesso: 25 abr. 2021.

VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 201-228.

VALENTE, W. R. Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. Revista Acta Scientiae, v.20, n.3, maio/jun, 2018.

VALENTE, W. R. Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas. Revista História da Educação (Online), v. 23, 2019.

VITTI, C. Movimento da matemática moderna: memória, vaias e aplausos. 1998. 181 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 1998.

Downloads

Publicado

2022-04-08

Métricas


Visualizações do artigo: 197     PDF downloads: 90

Como Citar

FRANÇA, D. M. .; SANTOS, E. . S. C. dos . DIENES: saberes “pré-matemáticos” em tempos do movimento da matemática moderna (1960-1980) . Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–17, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/92. Acesso em: 19 maio. 2024.