UMA HISTÓRIA DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

análises do curso de licenciatura da Universidade Federal do Amazonas no período 1990-2015

Autores/as

Palabras clave:

História da Educação Matemática, Formação de Professores, Saberes a ensinar e para ensinar

Resumen

RESUMO

Em certo período da história, os cursos de licenciatura em matemática priorizaram na formação de professor os conteúdos específicos da matemática, acreditando-se que esses saberes seriam suficientes para a docência. Entretanto, os saberes disciplinares de cunho pedagógico foram tomando o centro de grandes debates, principalmente por especialistas das áreas da matemática e da pedagogia, o que sugeriu uma articulação histórica entre sabres a ensinar e saberes para ensinar. Este trabalho tem por problema de pesquisa: que mudanças ocorreram no saber profissional do professor de matemática que teve formação no curso de licenciatura da UFAM, no período 1990 a 2015? Justifica-se pela importância dos estudos sobre as mudanças e rupturas que ocorreram na formação dos professores de matemática, principalmente no que diz respeito às chamadas disciplinas pedagógicas. Baseia-se na história cultural, apoiando-se nas discussões teórico-metodológicas de Chervel, Burker, Hofstetter, Schneuwly, Valente, entre outros, utilizando documentos oficiais como fontes de pesquisa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rogério Jacinto de Moraes Júnior, Universidade Federal do Amazonas

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela (REAMEC). Professor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologias (ICET/UFAM)

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo/INRP-Paris. Professor na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, São Paulo, Brasil.

Citas

BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S.; VALENTE, W. R. Ensino de frações e história da educação matemática (o ensino da matemática e a matemática do ensino). VER: https://www.youtube.com/watch?v=Mi1EVwxpZG0&feature=youtu.be https://www.youtube.com/watch?v=FZnTKLRZzSo&feature=youtu.be

BURKE, Peter. O que é história do conhecimento? São Paulo: Editora Unesp, ed.1, 2016.

BURKE, Peter. O que é história cultural? Rio de Janeiro: Zahar, ed.2, 2005.

CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação. n. 2, p. 177-229, 1990.

FARIA FILHO, Luciano; GONÇALVES, Irlen; VIDAL, Diana; PAULILO, André. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 139-159, jan./abr. 2004.

HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. Disciplinarização e disciplinação: as ciências da educação e as didáticas das disciplinas sob análise. In: HOFSTETTER, Rita;VALENTE, Wagner (orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professor. p. 21-54. São Paulo. Editora Livraria da Física. 2017.

HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. “Profissionalização” e Formação de Professores: uma tipologia dos saberes de referências para a docência. In: VALENTE, Wagner (org.). Ciências da educação, campos disciplinares e profissionalização: saberes em debates para a formação de professor. p. 18-54. São Paulo. Editora Livraria da Física. 2020.

MACIEL, Viviane; VALENTE; Wagner. Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: o compêndio de pedagogia de Antônio Marciano da Silva Pontes. Amazônia, Belém, v.14, n.31, p. 165-180, mar-out. 2018. Disponível em: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5822. Acesso em: 07 Mar. 2021.

VALENTE, Wagner. Oito temas sobre História da Educação Matemática. REMATEC, Natal/RN Ano 8, n.12/ Jan-Jun. 2013. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/160384. Acesso em: 15 dez. 2020.

Publicado

2021-05-03

Métricas


Visualizações do artigo: 212     PDF (Português (Brasil)) downloads: 167

Cómo citar

MORAES JÚNIOR, R. J. de .; VALENTE, W. R. UMA HISTÓRIA DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA : análises do curso de licenciatura da Universidade Federal do Amazonas no período 1990-2015. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–13, 2021. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/26. Acesso em: 15 may. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.