FENÔMENO DE VULGATA EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA QUE ENVOLVEM OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DO CÁLCULO MENTAL

Autores

Palavras-chave:

Cálculo Mental, Livro didático, Vulgata

Resumo

O cálculo mental é muito utilizado no dia a dia das pessoas, fazendo que o mesmo se torne alvo de pesquisas de todos os tipos. Sabemos que ao longo da história vários autores escrevem sobre o mesmo, e trazem contribuições sejam metodológicas, históricas ou nas práticas do ensino. O presente texto é uma proposta de pesquisa de mestrado, onde serão analisados livros didáticos de matemática, onde foram encontradas figuras com atividades que aparentam ser semelhantes a uma atividade aplicada em cursos de cálculo mental para professores. O objetivo é buscar aproximações e afastamentos entre tais atividades, com base nos conhecimentos básicos para o cálculo mental e realizar uma investigação sobre o fenômeno de vulgata nas mesmas. Nossa pesquisa tem base na História da Educação matemática (PINTO, 2007; VALENTE 2007, 2008b, 2015; BERTICELLI, 2017) e a metodologia utilizada foi a História Cultural (CHARTIER, 1990).

 

O texto completo encontra-se publicado na HISTEMAT, disponível em: https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/562

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Biografia do Autor

Juliana Martendal Salla, Universidade Federal do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas na Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina. Licenciada em Ciências Exatas com habilitação em Matemática pela Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina. Palotina, Paraná, Brasil.

Danilene Gullich Donin Berticelli, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela PUC-PR. Docente na Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina. Palotina, Paraná, Brasil.

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Publicado

2023-08-22

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Como Citar

SALLA, J. M.; BERTICELLI, D. G. D. FENÔMENO DE VULGATA EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA QUE ENVOLVEM OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DO CÁLCULO MENTAL. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–14, 2023. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/222. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

T1 – Propostas – Projetos em desenvolvimento sem resultados parciais

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