Permanências e Transformações em atividades de Matemática, no períodos de 1970 e 2020: em busca dos conhecimentos básicos do cálculo mental

Autores

Palavras-chave:

Atividades de matemática, cálculo mental, permanências e transformações

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilene Berticelli, Universidade Federal do Paraná

 Doutora em Educação pela PUC-PR. Docente na Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina. Palotina, Paraná, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3051-4750. E-mail: danilene@ufpr.br 

Referências

BERTICELLI, D. G. D.; ZANCAN, S. CalMe Pro – Cálculo Mental para Professores. REnCiMa. São Paulo, v.12, n.4, p.1-21, jul./set. 2021. Disponível em:<https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/download/2982/1620/>. Acessado em janeiro de 2022.

BERTICELLI, D. G. D.; ZANCAN, S. Conhecimentos e atividades para potencializar o cálculo mental. Acta Scientiarum, s/d, (no prelo).

BOALER, J. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Tradução: Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso, 2018.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.

DANTE, L. R.; VIANA, F. Ápis Mais: Matemática - coleção do 1° ao 5° ano. Manuais dos professores. 1. ed. São Paulo: Editora Ática S.A., 2021.

GRUEMA. Curso Moderno de matemática para o ensino de 1º grau - 1. São Paulo: Editora Nacional, 1974a.

GRUEMA. Curso Moderno de matemática para o ensino de 1º grau - 2. São Paulo: Editora Nacional, 1975.

PINTO, N. B. O fazer histórico-cultural em educação matemática: as lições dos historiadores. ANAIS do VII Seminário de História da Matemática, Guarapuava-PR: Editora da Universidade do Centro-Oeste-UNICENTRO, 2007.

SALLA, J. M.; BERTICELLI, D. G. D. Fenômeno de Vulgata em atividades de matemática que envolvem os conhecimentos básicos do cálculo mental. Revista de História da Educação Matemática, v.9, p. 1–11, 2023. Disponível em <https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/562> Acessado em fevereiro de 2023.

VALENTE, W. R. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT, V2.2, p. 28-49, UFSC, 2007.

VALENTE, W. R. Oito temas sobre História da Educação Matemática. REMATEC, Natal (RN), Ano 8, n.12/ Jan.-Jun., 2013.

ZANCAN, S.; BERTICELLI, D. G. D. Número do Dia: uma atividade para potencializar o cálculo mental. Revista Internacional das Últimas Pesquisas em Engenharia e Gestão, pp 01 – 13, Vol. 07 – N° 01, 2023. Disponível em: <http://www.ijlrem.org/CurrentIssue.php>. Acessado em março de 2023.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 3     PDF downloads: 5

Como Citar

SALLA, J. M.; GULLICH DONIN BERTICELLI, D. Permanências e Transformações em atividades de Matemática, no períodos de 1970 e 2020: em busca dos conhecimentos básicos do cálculo mental. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/299. Acesso em: 15 maio. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores