SABERES ARITMÉTICOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA NORMAL DE OURO PRETO (1872-1883)

Autores

Palavras-chave:

Profissionalização docente; Século XIX; Minas Gerais.

Resumo

Este artigo descreve uma investigação de cunho documental com o propósito de tentar responder a questão: quais eram os saberes a ensinar e os saberes para ensinar referentes à Aritmética, na Escola Normal de Ouro Preto? Foi possível constatar que, em relação aos conteúdos, há uma correlação entre o que era estabelecido para a formação de professores e para as escolas primárias. Quanto aos saberes para ensinar são apresentadas algumas conjecturas, acrescentando-se que, na legislação analisada, não constam menções ao ensino intuitivo.

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Biografia do Autor

Elenice de Souza Lodron Zuin, Pontifícia Universidade Católica - MG

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

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Publicado

2021-05-02

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Como Citar

ZUIN, E. de S. L. . SABERES ARITMÉTICOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA NORMAL DE OURO PRETO (1872-1883). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–15, 2021. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/78. Acesso em: 16 maio. 2024.