ESCOLA NORMAL PEDRO II - BLUMENAU/SC: saberes para ensinar aritmética na formação de normalistas

Autores

Palavras-chave:

História da educação matemática, Escola normal, Saberes para ensinar aritmética

Resumo

Esta comunicação apresenta uma proposta de pesquisa com o objetivo de investigar os saberes para ensinar aritmética na Escola Normal Pedro II no final da década de 1940, a partir de documentos normativos e manuais pedagógicos. Realizou-se leituras e análises iniciais do programa de ensino para as escolas normais catarinenses (SANTA CATARINA, 1947) juntamente com teses e dissertações sobre o contexto dessa instituição (CIPRIANI, 2006; GAERTNER, 2004). Trata-se de uma pesquisa em fase inicial no campo da História da educação matemática, apoia-se nos estudos provindos da História Cultural, mobilizando conceitos a respeito dos saberes e do ferramental teórico dos historiadores. Após análises iniciais das fontes, é possível verificar aproximações entre o que foi prescrito no programa e manuais que circularam na época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Aparecida dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Cientifica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Associado do Depto. de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Referências

AGUAYO, A. M. Manual pedagógico: “Didática da Escola Nova”, série 3, vol. 15, 8ª edição. São Paulo: Companhia editora nacional, 1952. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116427 . Acesso em: 14 nov. 2021.

CERTEAU, M. A Escrita da história. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2017.

CHOPPIN, A. O historiador e o livro escolar. História da Educação, Pelotas, v. 6, n. 11, p. 5-24, 2002.

CIPRIANI, J. R. Escola Normal Pedro II (1940-1950): um estudo sobre a formação de sujeitos. 2006, 290 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2006.

DAROS, M. das D.; SILVA, A. C. da; DANIEL, L. S. (Org.). Fontes históricas: contribuições para o estudo da formação dos professores catarinenses (1883-1946). Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2005.

DOMINGUES, J. M.; ZIMMER, I. Alguns reflexos da legislação brasileira na formação de professores no nível elementar catarinense, 1946-1996. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 5, n.1, p. 84-100, jan./jun. 2019. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/issue/view/573/showToc . Acesso em 10 jan. 2022.

FIORI, N. A. Ensino público em Santa Catarina [Relatório técnico]. 1974. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/111458>. Acesso em: 12 jan. 2022.

GAERTNER, R. A matemática escolar em Blumenau (SC) no período de 1889 a 1968: da Neue Deutsche Schule à Fundação Universidade Regional de Blumenau. Rio Claro. 2004. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, 2004.

HOFSTTETER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues. Saberes em (trans) formação: um tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, v. 1, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749/20279. Acesso em: 24 nov. 2021.

LUNKES, Maiara Elis. Saberes para ensinar aritmética mobilizados nas práticas do/de ensino na formação dos professores primários em Santa Catarina (1882-1950). 162 p. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212893. Acesso em: 11 dez. 2021.

SANTA CATARINA. Decreto nº 257, de 21 de outubro de 1946. Expede lei orgânica do ensino normal. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/122154. Acesso em: 11 jan. 2022.

SANTA CATARINA. Decreto nº 3786, de 28 de janeiro de 1947. Expede o programa para as Escolas Normais e Institutos de Educação. Florianópolis, SC. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134129 . Acesso em: 14 jan. 2022.

SANTA CATARINA. Decreto n. 316, de 04 de dezembro de 1946. Cria a Escola Normal Pedro II e implanta os Cursos Ginasial e Normal. Coleção de Decretos-Leis de 1946. Florianópolis: Imprensa Oficial, 1946.

SCHEIBE, L.; DAROS, M. das D. (Org.). Formação de professores em Santa Catarina. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2002.

SOUZA, T. S. de. Entre o ensino ativo e a escola ativa: os métodos de ensino de aritmética nos Grupos Escolares catarinenses (1910-1946). 2016. 223f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160937. Acesso em: 11 dez. 2021.

SOUZA, T. S.; COSTA, David Antonio da. Saberes para ensinar matemática nos Institutos de Educação de Santa Catarina (década de 1930). Teia - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 8, p. 1-14, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185334 . Acesso em: 07 nov. 2021.

TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 14, p. 61-88, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/HsQ3sYP3nM8mSGSqVy8zLgS/?format=pdf. Acesso em: 15 nov. 2021.

TORREZ, C. T. B. A matemática na formação do professor primário nos Institutos de Educação de Santa Catarina na década de 1930. 2018. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185723. Acesso em: 07 nov. 2021.

VALENTE, Wagner Rodrigues. História da educação matemática: interrogações metodológicas. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. V2, p. 28-49, 2007.

Downloads

Publicado

2022-04-07

Métricas


Visualizações do artigo: 162     PDF downloads: 83

Como Citar

SANTOS, C. A. dos; COSTA, D. A. da. ESCOLA NORMAL PEDRO II - BLUMENAU/SC: saberes para ensinar aritmética na formação de normalistas. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–13, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/151. Acesso em: 14 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>