DIÁLOGOS ENTRE A HISTÓRIA DIGITAL E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: algumas contribuições

Autores

Palavras-chave:

Repositório de Conteúdo Digital, Registros históricos, Currículo

Resumo

O presente texto busca tratar as contribuições da História Digital e da História da educação matemática (Hem). Busca-se elucidar a questão “De que modo as fontes digitais, utilizadas como registros históricos, contribuem para a escrita da Hem?”, apoiado em referências acerca da História Digital, bem como da importância do uso do Repositório de Conteúdo Digital (RCD) da Universidade Federal de Santa Catarina, em pesquisas históricas. Como resultado, tem-se as buscas realizadas no RCD, acerca da palavra-chave currículo, no qual pode-se observar um movimento dos pesquisadores do Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (GHEMAT) a respeito do assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janine Marques da Costa Gregorio, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC, Brasil.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor  do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Referências

BURTON, O. V. American Digital History. Social Science Computer Review, v. 23, n. 2. Social Science Computing Association - North Carolina State University, p. 206-220, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0894439304273317 Acesso em: 10 mar. 2022.

BRANCO, S. O que é Creative Commons? novos modelos de direito autoral em um mundo mais criativo / Sérgio Branco, Walter Britto. - Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013. 176 p. (Coleção FGV de bolso. Direito & Sociedade).

BRASIL, E.; NASCIMENTO, L. F. HISTÓRIA DIGITAL: reflexões a partir da hemeroteca digital brasileira e do uso de caqdas na reelaboração da pesquisa histórica. Estudos Históricos (Rio de Janeiro), [S.L.], v. 33, n. 69, p. 196-219, abr. 2020. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s2178-14942020000100011. Acesso em: 20 mar. 2022.

COSTA, D. A.; VALENTE, W. R. O Repositório de Conteúdo Digital nas pesquisas de história da educação matemática. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 96–110, 2015. DOI: 10.20888/ridphe_r.v1i1.9231. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9231. Acesso em: 17 mar. 2022.

CERTEAU, M. de. A Escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

FERREIRA, J. dos S. A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951). 2022. – 133 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas. Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Guarulhos, 2022.

HOFFMANN, Y. T.; COSTA, D. A. da. História da educação matemática conservação da cultura escolar. Revista Latinoamericana de Investigacion en Matematica Educativa - RELIME, v. 21, p. 11-28, 2018. Disponível em: https://dx.doi.org/10.12802/relime.18.2111 Acesso em: 08 mar. 2022.

PIRES, R. L.; AMORIM, S. R. M. História digital e o ofício do historiador: Modos de ser e fazer no repositório da revista Pour l’ère nouvelle. Holos. v. 37, n. 8, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11773 Acesso em: 10 mar. 2022.

PROST, A. Doze lições sobre a história [tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira]. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

ROCHA, J. M. Imprensa, internet e história: a produção da notícia em impressos e cibermeios de Dourados. 2020. 230f. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados, 2020. Disponível em: https://www.ppghufgd.com/wp-content/uploads/2020/12/Tese-Jose-Milton-Rocha.pdf Acesso em: 14 mar. 2022.

SAYÃO, L. F. Uma outra face dos metadados: informações para a gestão da preservação digital. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 15, n. 30, p. 1-31, 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/147/14716919002.pdf Acesso em: 20 mar. 2022.

SAYÃO, L. F.; SALES, L. F. Curadoria digital: um novo patamar para preservação de dados digitais de pesquisa. Informação &Amp; Sociedade: Estudos, v. 22, n. 3, p. 179-191, set./dez. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/12224 Acesso em: 10 mar. 2022.

SAYÃO, L. F; SALES, L. F. Dados abertos de pesquisa: ampliando o conceito de acesso livre. RECIIS – Rev. Eletron. de Comun. Inf. Inov. Saúde. v. 8, n. 2, p.76-92, 2014. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/17102/2/3.pdf Acesso em: 23 mar. 2022.

SILVA NETO, O. A caracterização de uma Aritmética Industrial para o ensino industrial e técnico brasileiro (1942-1968). 2021. 233f. Tese (Doutorado) submetida ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230703 Acesso em: 11 mar. 2022

SILVEIRA, P. T. da. História, técnica e novas mídias: reflexões sobre a história na era digital. 2018 372f. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/189249/001086242.pdf?sequence=1. Acesso em: 20 mar. 2022.

SOUZA, A. F. de. Uma história dos problemas aritméticos: mudanças no saber profissional do professor que ensina matemática (1870-1960). 2021. 150f. Tese (Doutorado). Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Guarulhos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230713 Acesso em: 12 mar. 2022.

Downloads

Publicado

2022-04-21

Métricas


Visualizações do artigo: 186     PDF downloads: 89

Como Citar

GREGORIO, J. M. da C. .; COSTA, D. A. da. DIÁLOGOS ENTRE A HISTÓRIA DIGITAL E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: algumas contribuições : . Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–14, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/134. Acesso em: 15 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>