PLANOS DE CURSOS DE MATEMÁTICA DAS SÉRIES GINASIAIS: manual pedagógico, currículo e saberes, 1952-1955

Autores

Palavras-chave:

História da educação matematica, Currículo, Manoel Jairo Bezerra

Resumo

O artigo propõe identificar os saberes a ensinar e os saberes para ensinar através dos planos de curso das séries ginasiais. Nesta direção, tem-se como fonte primária, para desenvolvimento da pesquisa o livro: Didática Especial da Matemática, desenvolvido pelo professor Manoel Jairo Bezerra, em 1962. Trata-se de uma pesquisa fundamentada na História Cultural e o referencial teórico metodológico utiliza os conceitos de: saberes a ensinar e saberes para ensinar. Dito isso, o artigo norteia-se pela questão: Quais saberes a ensinar e os saberes para ensinar podemos encontrar nos planos de cursos das séries ginasiais, 1952-1955? Conclui-se que ocorreu uma predominância nas seguintes rubricas: sistema métrico, cálculo dos radicais; circunferência e círculo - ângulos; e equação do 2º grau, nas séries ginasiais.

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Biografia do Autor

Jonathan Machado Domingues, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Niterói,  Rio de Janeiro, Brasil.

David Antonio da Costa, Universidade Federal Santa Catarina

Docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

2022-04-21

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Como Citar

DOMINGUES, J. M.; COSTA, D. A. da. PLANOS DE CURSOS DE MATEMÁTICA DAS SÉRIES GINASIAIS: manual pedagógico, currículo e saberes, 1952-1955. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–16, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/122. Acesso em: 15 maio. 2024.

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