A MATEMÁTICA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA CONSTITUIÇÃO DO ENSINO AGRÍCOLA NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Matemática, Ensino Agrícola, História da educação matemática

Resumo

O ensino agrícola no Brasil, regulamentado em 1910 pelo decreto nº 8.319, de 20 de outubro, é um marco na história da constituição das escolas agrícolas. Entender os processos ocorridos nas questões econômicas, políticas e sociais auxiliam na compreensão das finalidades da matemática na    implantação destes cursos agrícolas. Respaldados em Cunha (2000), referente a História da Educação Profissional, e em Julia (2001), a respeito da cultura escolar, na intenção de identificar a Matemática presente nos documentos que culminaram na criação do ensino agronômico, foi realizado um retrospecto em documentos oficiais datados entre 1808 a 1910, como cartas, decretos e leis, que criam as instituições de ensino agrícola e tangenciam os programas de Matemática inseridos neles. Assim, esta pesquisa se enquadra no campo da História da educação matemática (Hem), vinculada ao Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática Santa Catarina, GHEMAT-SC.

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Biografia do Autor

Flavia Caraiba de Castro, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC no Campus Reitor João David Ferreira Lima, no Departamento de Metodologia de Ensino.

Referências

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Publicado

2021-05-02

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Como Citar

CASTRO, F. C. de .; COSTA, D. A. da . A MATEMÁTICA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA CONSTITUIÇÃO DO ENSINO AGRÍCOLA NO BRASIL. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–16, 2021. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/13. Acesso em: 15 maio. 2024.

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