A MATEMÁTICA NO ENSINO PROFISSIONAL: um olhar para a Educação Profissional Técnica Agrícola (1954-1962)

Autores

Palavras-chave:

Saberes do ensino de matemática, História da educação matemática, Ensino Profissional Técnico Agrícola

Resumo

O objetivo desse texto visa apresentar as primeiras delimitações de um projeto de tese, que almeja fomentar estudos pautados no campo da História da educação matemática (Hem), quanto a caracterização dos saberes a ensinar e para ensinar matemática, em estabelecimentos de ensino profissional agrícola. À vista disso, o projeto intenta caracterizar aspectos do ensino da matemática na Escola de Iniciação Agrícola em Santa Catarina, nos anos de 1954 a 1962. Pautados no ferramental teórico-metodológico dos Saberes Profissionais (HOFSTETTER, SCHNEUWLY, 2017) e da Matemática a e para ensinar (VALENTE, 2017). Espera-se, que ao interpretar os indícios relativos à matemática, nos documentos oficiais e em documentos do acervo da escola, seja possível determinar elementos constituintes de uma matemática do ensino profissional agrícola.

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Biografia do Autor

Flavia Caraiba de Castro, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Instituto Federal Catarinense – Campus Videira (IFC), Santa Catarina, Brasil.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor associado do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

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Publicado

2022-04-07

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Como Citar

CASTRO, F. C. de .; COSTA, D. A. da. A MATEMÁTICA NO ENSINO PROFISSIONAL: um olhar para a Educação Profissional Técnica Agrícola (1954-1962). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–18, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/148. Acesso em: 29 abr. 2024.

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