HISTÓRIA TRANSNACIONAL E O ENSINO DE ARITMÉTICA

aproximações do Sistema Winnetka e obras de Lourenço Filho

Autores

Palavras-chave:

New Education Fellowship, História da Educação Matemática, Washburne, Lourenço Filho

Resumo

Esta comunicação tem por objetivo compreender os possíveis entrelaçamentos entre as propostas de Washburne e a publicação de livros didáticos autoinstrucionais de Lourenço Filho em um contexto de história transnacional da New Education Fellowship (NEF). Para isso realizou-se leituras e análises sobre a NEF como um movimento transnacional, a criação da seção brasileira da NEF e relações entre o Sistema Winnetka de Washburne com obras autorinstrucionais da coleção ‘Aprenda por si!’ de organização de Lourenço Filho. Como resultados verificou-se proximidades entre o Sistema e livros acima citados, principalmente no que concerne atividades autoinstrutivas e autoavaliativas e a relação destas com despertar do interesse do aluno para a aprendizagem

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Biografia do Autor

Cintia Schneider, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Mestra em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Professor associado no Departamento de Metodologia do Ensino (MEN) do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenador do GHEMAT-SC.

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Publicado

2021-04-30

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Como Citar

SCHNEIDER, C.; COSTA, D. A. da . HISTÓRIA TRANSNACIONAL E O ENSINO DE ARITMÉTICA: aproximações do Sistema Winnetka e obras de Lourenço Filho . Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–20, 2021. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/10. Acesso em: 15 maio. 2024.

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