SABERES A E PARA ENSINAR ARITMÉTICA NA ESCOLA NOVA CATARINENSE

Margarita Comas e a transnacionalidade

Autores

Palavras-chave:

Saberes, Circulação de ideias, Escola Nova

Resumo

Neste projeto de pesquisa em nível doutoral, tem-se como objetivo geral compreender o desenvolvimento de saberes para ensinar e a ensinar Aritmética, a partir dos ideais propostos por Margarita Comas em tempos de Escola Nova no estado de Santa Catarina, no recorte temporal de 1920 a 1940. Para tanto, a partir de documentos brasileiros e espanhóis, propõe trabalhar na perspectiva de Rabelo (2021) acerca da história transnacional e de Chartier (1990) acerca da circulação de ideias. Além disso, a partir dos estudos de Valente (2019), Vincent, Lahire e Thin (2001) e Hofstetter e Schneuwly (2017), lança-se o olhar para os processos de sistematização e de objetivação de saberes. Bem como, utiliza dos pressupostos de Chartier (1990,1991) acerca da História Cultural e Celard (2012) com a análise documental como metodologia de pesquisa.

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Biografia do Autor

Anieli Joana de Godoi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Mestra em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora na Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (SED/SC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Professor associado no Departamento de Metodologia do Ensino (MEN) do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenador do GHEMAT-SC.

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Publicado

2021-05-02

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Como Citar

GODOI, A. J. de .; COSTA, D. A. da. SABERES A E PARA ENSINAR ARITMÉTICA NA ESCOLA NOVA CATARINENSE: Margarita Comas e a transnacionalidade. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–12, 2021. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/24. Acesso em: 15 maio. 2024.

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