ARQUIVOS DIGITAIS NA PESQUISA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: possibilidade e limitação na produção curricular

Autores

Palavras-chave:

Arquivologia, História Digital, Repositórios

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca da utilização dos arquivos digitais na produção curricular a partir das pesquisas no campo de investigação da História da Educação Matemática. Assim, a pergunta que norteou este ensejo foi: Como/Quais são os arquivos digitais vêm sendo utilizados na investigação acerca do currículo de Matemática, armazenados no Repositório de Conteúdo Digital (RCD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)? O referencial teórico metodológico utiliza-se de conceitos provindos da Arquivologia e da História Digital. A partir da tese analisada é possível inferir que, o Repositório de Conteúdo Digital foi um lugar potente e fértil para preencher lacunas do campo curricular. Uma vez que, a partir dos arquivos digitais que encontram armazenados na referida plataforma, contribui para uma ciência aberta, sem fronteiras.

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Biografia do Autor

Diogo Machado Domingues, Eleva de Ensino

Graduado em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Jonathan Machado Domingues, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

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Publicado

2022-04-21

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Como Citar

DOMINGUES, D. M.; DOMINGUES, J. M. ARQUIVOS DIGITAIS NA PESQUISA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: possibilidade e limitação na produção curricular. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–16, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/147. Acesso em: 16 maio. 2024.