Submissions

This journal is not accepting submissions at this time.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Nos metadados dos autores, é exigido que no campo ORCID seja colocado o link do referido identificador. Por exemplo: https://orcid.org/0000-0002-5174-9148. Também no campo URL deve ser inserido o link do lattes. Por exemplo: http://lattes.cnpq.br/4358821746569093

Author Guidelines

  1. Todos os trabalhos no formato RESUMO EXPANDIDO devem estar de acordo com o Template oferecido no menu do portal. Deverão conter de 5 a 8 páginas
  2. O título deve ser em fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito, espaçamento simples, centralizado;
  3. As palavras do título devem ser escritas em letra maiúscula e as palavras após o uso de dois pontos, se houver, devem ser com letras minúsculas, exceto para nomes próprios em que a primeira letra de cada nome deve ser em maiúscula;
  4. Inserir 2 (dois) espaços simples entre o Título e o(s) Nome(s) do(s) Autor(es);
  5. Nome dos autores deve ser em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, negrito, alinhado à direita, sendo apenas a primeira letra de cada nome em maiúscula e inserir nota de rodapé para cada Autor em fonte Times New Roman 10, alinhamento justificado, com indicação de função, instituição e e-mail, conforme exemplo no texto;
  6. Inserir 2(dois) espaços simples entre o(s) Nome(s) do(s) autor(es) e o texto;
  7. A cada subtítulo/seção, se houver, inserir 2 (duas) linhas antes e 1 (uma) linha depois, com espaço de 1,5;
  8. Não utilizar notas de rodapé que são simplesmente referências bibliográficas.  As notas de rodapé devem estar em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas e alinhamento justificado;
  9. Quando necessário para completar ou esclarecer o texto, inserir Desenhos, Esquemas, Figuras, Fotografias, Quadros e Tabelas que devem acompanhar Título e Fonte e numerados em sequência conforme o tipo;
  10. As REFERÊNCIAS listadas devem ser apresentadas em ordem alfabética e obedecer às normas atuais da ABNT.
  11. Inserir 2 (duas) linhas antes e 1 (uma) linha depois das REFERÊNCIAS;
  12. Elencar no mínimo 3 (três) palavras-chave;
  13. A precisão e veracidade das citações bibliográficas são de responsabilidade do(s) autor(es) do trabalho. Obrigatoriamente as citações feitas no texto devem constar nas REFERÊNCIAS.
  14. O RESUMO EXPANDIDO deve ser enviado para a Comissão Científica pela plataforma virtual no seguinte link: https://www.anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/
  15. O arquivo na versão de submissão deve ser cego, no sentido que não deve conter por hipóteses nenhuma, informações que revelem a identidade dos autores por tanto é recomendado escrever as citas como Autor 1 (Ano), (AUTOR1; AUTOR2, Ano), entro outros. Nas referências apenas AUTOR 1. (Ano)
  16. O arquivo deve ser encaminhado em extensão .docx ou .doc e nomeado da seguinte maneira: submissão_EixoX_T1.docx ou submissão_EixoX_T2.doc

EIXO 1 – História da Matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores

Este eixo receberá trabalhos que envolvam pesquisas sobre História da Matemática em seus diferentes temas e concepções teórico-metodológicas. Incluem-se, ainda, estudos sobre o uso didático dos resultados de pesquisa para o ensino e formação de professores.

 

EIXO 2 – Etnomatemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores

Os trabalhos a serem recebidos neste eixo reúnem estudos que vêm sendo desenvolvidos no campo da Etnomatemática em diferentes perspectivas e concepções. Agrupam-se, ainda, pesquisas sobre a presença da Etnomatemática na sala de aula e na formação continuada de professores.

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores

Neste eixo as pesquisas irão considerar diferentes temas como: estudos sobre história do saber profissional do professor, história do currículo de matemática, estudos sobre livros didáticos e diferentes materiais ligados ao cotidiano escolar tomados como fontes de pesquisa.

Privacy Statement

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.