PNAIC - CADERNOS DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA

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Palavras-chave:

Saberes a ensinar, Saberes para ensinar, PNAIC

Resumo

Este trabalho é parte da dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino e objetiva identificar os saberes profissionais presentes nos Cadernos de Formação voltados à Alfabetização Matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), a partir de orientações didático-pedagógicas direcionadas às atividades docentes. A abordagem teórico-metodológica da pesquisa apoia-se na vertente histórico-cultural e a análise do material fundamenta-se em estudos do GHEMAT Brasil, com ênfase nos saberes a e para ensinar. Os dados apontam que os Cadernos de Alfabetização Matemática dispõem de textos teóricos e atividades práticas com sugestões metodológicas, procedimentos, materiais de apoio, relacionando os conceitos matemáticos ao ambiente da sala de aula e ao cotidiano dos participantes no processo de ensino e aprendizagem. Destacam que o PNAIC teve grande adesão dos estados federativos e ainda apontam vestígios de saberes profissionais necessários ao professor que ensina matemática nos Anos Iniciais nas escolas públicas brasileiras.

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Biografia do Autor

Liliane Santi dos Santos, Universidade de Cuiabá

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino da Universidade de Cuiabá (UNIC). Professora da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso.

Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Universidade de Cuiabá

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Docente do Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá (UNIC), Mato Grosso, Brasil.

Referências

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Publicado

2023-04-01

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Como Citar

SANTOS, L. S. dos; ALMEIDA, L. I. M. V. de. PNAIC - CADERNOS DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–11, 2023. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/244. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

T2 – Resultados parciais – Projetos em desenvolvimento com resultados parciais