PNAIC - CADERNOS DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Keywords:
Saberes a ensinar, Saberes para ensinar, PNAICAbstract
Este trabalho é parte da dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino e objetiva identificar os saberes profissionais presentes nos Cadernos de Formação voltados à Alfabetização Matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), a partir de orientações didático-pedagógicas direcionadas às atividades docentes. A abordagem teórico-metodológica da pesquisa apoia-se na vertente histórico-cultural e a análise do material fundamenta-se em estudos do GHEMAT Brasil, com ênfase nos saberes a e para ensinar. Os dados apontam que os Cadernos de Alfabetização Matemática dispõem de textos teóricos e atividades práticas com sugestões metodológicas, procedimentos, materiais de apoio, relacionando os conceitos matemáticos ao ambiente da sala de aula e ao cotidiano dos participantes no processo de ensino e aprendizagem. Destacam que o PNAIC teve grande adesão dos estados federativos e ainda apontam vestígios de saberes profissionais necessários ao professor que ensina matemática nos Anos Iniciais nas escolas públicas brasileiras.
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References
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